Prêmio do Flamengo no Mundial é maior que folha salarial anual da dupla Ba-Vi

A Desproporção Financeira chama atenção

Esporte
Prêmio do Flamengo no Mundial é maior que folha salarial anual da dupla Ba-Vi
Foto: Gilvan de Souza / CRF

O Flamengo acaba de embolsar uma quantia colossal no Mundial de Clubes da FIFA, mesmo após o empate com o Los Angeles FC. A premiação garantida, que ultrapassa os R$ 150 milhões, revela uma disparidade financeira gritante no futebol brasileiro. Segundo um levantamento do Bolavip, esse valor é tão alto que é maior do que o gasto anual com salários da dupla Ba-Vi.

Enquanto o Rubro-Negro carioca alcançou 27,7 milhões de dólares em premiação, o Bahia tem uma estimativa de gasto salarial para todo o ano de 2025 de 21,7 milhões de dólares. Para o Vitória, a diferença é ainda mais impressionante: o valor recebido pelo Flamengo é mais que o dobro dos 11,5 milhões de dólares previstos para a equipe baiana.

O estudo, baseado em dados do site Capology (especializado em finanças do futebol), analisou os gastos salariais projetados para os 20 times da Série A em 2025. O resultado é chocante: apenas Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional e São Paulo têm previsão de gastos salariais maiores do que a premiação conquistada pelo time carioca na competição da FIFA.


O Prêmio do Flamengo: Uma “Caridade” Milionária para Rivais

O dinheiro é tanto que, se o Flamengo quisesse “fazer caridade” com outros clubes, poderia arcar com as folhas salariais de três equipes somadas. A premiação do Mundial conseguiria cobrir, por exemplo, o salário anual de Ceará, Juventude e Mirassol juntos, mesmo que o time não avance mais nas oitavas de final nos EUA. Somados, esses três clubes teriam folhas salariais na casa dos 21 milhões de euros (cerca de R$ 116 milhões), e o Flamengo ainda teria uma “sobra” depois de quitar essas despesas.

Confira as folhas salariais anuais da Série A comparadas ao prêmio do Flamengo (em milhões de dólares):

  • Flamengo – 51,3 (folha)
  • Palmeiras – 41,7
  • Corinthians – 33,9
  • Cruzeiro – 33,4
  • Atlético-MG – 31,4
  • Internacional – 29,7
  • São Paulo – 28
  • Prêmio do Flamengo no Mundial: 27,7
  • Botafogo – 25,6
  • Grêmio – 25,6
  • Fluminense – 25,6
  • Vasco – 24,4
  • Bahia – 21,7
  • Santos – 20,7
  • RB Bragantino – 17,6
  • Fortaleza – 15,9
  • Sport – 12,1
  • Vitória – 11,5
  • Ceará – 9,2
  • Juventude – 6,7
  • Mirassol – 5,1

Sul-Americanos na Busca pelo Prêmio Máximo

O Flamengo era o último time sul-americano com a chance de acumular a premiação máxima da FIFA, possível com uma campanha 100% vitoriosa. Com o empate diante do Los Angeles FC, o clube embolsou mais um milhão de dólares. Uma vitória teria garantido 2 milhões de dólares extras.

Fluminense e River Plate ainda estão na fase de grupos e, no máximo, podem igualar a premiação do Flamengo até o momento (27,7 milhões de dólares). Já o Boca Juniors se despediu do Mundial de Clubes com a menor premiação entre os times da Conmebol: com uma campanha de dois empates e uma derrota, o clube argentino retornou para casa com 17,2 milhões de dólares.

Sobre o Bolavip Brasil

Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.

O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.