Prefeitura inicia recuperação de Saramandaia após tragédia
Análises técnicas para demolição da área afetadas serão concluídas nesta segunda (2)

A Prefeitura de Salvador, por meio dos órgãos que integram o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), coordenado pela Codesal, deu início à etapa de recuperação e reconstrução das áreas afetadas na comunidade de Saramandaia, em Pernambués, após as fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana.
LEIA TAMBÉM: Bombeiros encontram corpo de jovem soterrado em Saramandaia após dois dias de buscas
Técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Sucop estão realizando os estudos topográficos necessários para a viabilizar contenções na área afetada, enquanto a Sedur concluiu as análises técnicas que permitiram o planejamento das demolições, previstas para começar nesta segunda-feira (02).
A Codesal já notificou os moradores das áreas de risco, e a Sempre finalizou o cadastramento das famílias para assegurar o acesso aos auxílios sociais.
“Cabe à Defesa Civil atuar antes, durante e depois dos desastres, com ações interligadas que reduzam os riscos e os danos às populações. A gestão de desastres requer planejamento, coordenação e a execução imediata de ações de resposta e recuperação”, explicou o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.
Ele reforçou que a operação integrada, conduzida sob a liderança do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, reflete o compromisso da gestão municipal em reconstruir os espaços e prestar toda a assistência às pessoas que vivem na comunidade de Saramandaia.
LEIA TAMBÉM: Após tragédia em Saramandaia, Bruno Reis diz que havia contratado empresa para mapear encostas
Intervenções
Entre as medidas anunciadas pelo prefeito estão a construção de contenções de encostas, incluindo intervenções na Rua Amargosa, localizada entre Pernambués e Saramandaia, além de outras duas obras na mesma região. Também será iniciada a segunda etapa de obras de drenagem em Pernambués, que complementa a primeira intervenção já em andamento na Rua Santo Antônio de Pádua. Este trabalho preventivo impediu que alagamentos ocorressem na área nos últimos dias.
Um levantamento também está sendo feito para identificar quais outras áreas da cidade serão contempladas com as intervenções, assim como quantas famílias atingidas por alagamentos e deslizamentos serão amparadas com auxílios emergenciais.
Comentários: