Prefeitura entrega nova contenção de encosta em Plataforma

Salvador
Prefeitura entrega nova contenção de encosta em Plataforma
Valter Pontes / Secom

A Prefeitura de Salvador chegou à 4ª contenção de encosta entregue no intervalo de uma semana, nesta terça-feira (10), quando o prefeito Bruno Reis e dirigentes municipais estiveram na Rua dos Tecelões, em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário. No local, foi realizada uma intervenção no valor de aproximadamente R$ 595 mil, com recursos próprios. Essa é a segunda contenção inaugurada em Plataforma desde a última terça-feira (3) – além delas, também foram entregues obras em São Marcos e em Mirantes de Periperi.

Ao fazer a entrega da nova contenção de encosta, o prefeito Bruno Reis comentou a importância da intervenção: “O fundamental é evitar incidentes graves, além de trazer melhoria na qualidade de vida. E lá em cima, na parte da crista da encosta, essa obra devolveu a mobilidade à rua. A cidade cresceu de forma desordenada, com tantos problemas históricos, mas a gente vem avançando, melhorando, e fazendo com que as pessoas tenham alegria e felicidade de curtir a sua cidade”, disse.

Em seu discurso, o prefeito destacou que foi a Plataforma 11 vezes no ano passado. Neste ano, já é a segunda vez que visita o bairro, no intervalo de uma semana: “E sempre para trazer notícias boas, inaugurar obras, fazer entregas, melhorar a vida do nosso povo. E para assumir novos compromissos de trabalho”, comentou.

Entre as realizações da Prefeitura em Plataforma nos últimos anos, estão mais de 1,5 mil casas reformadas pelo programa Morar Melhor, uma unidade de saúde construída, a requalificação do final de linha, a entrega do campo de grama sintética do Belo Monte e 16 escadarias.

O chefe do Executivo municipal também aproveitou para autorizar a construção de mais uma praça na região e comentou sobre o Polo Audiovisual que será implantado pela Prefeitura na área da antiga Fábrica São Braz. “De todas as obras daqui, a mais importante vai ser o Polo Audiovisual em Plataforma, para gravar clipes, séries, minisséries, novelas, filmes, gerando emprego na área da cultura, principalmente para os jovens do Subúrbio. Estamos colocando muita energia para que esse projeto saia do papel”, afirmou.

Encostas – O secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, fez um balanço das áreas de risco nas quais a Prefeitura realizou intervenções. “Já foram entregues pela gestão mais de 570 áreas protegidas com tecnologia de geomanta, solo grampeado, cortina atirantada, muro de arrimo. Ontem, entregamos uma em Mirantes de Periperi, e hoje estamos aqui em Plataforma. Esta obra vai proteger uma grande quantidade de famílias, que poderiam sofrer danos irreversíveis se a Prefeitura não chegasse com a intervenção”, ressaltou.

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Adriano Silveira, pontuou que a obra na Rua dos Tecelões era uma demanda antiga da comunidade. “Trata-se de uma estrutura de 90 m², com cortina atirantada, cujo objetivo é garantir maior conforto e tranquilidade à população local, que tanto necessita desse tipo de intervenção. A área foi identificada pela Defesa Civil como de risco, e o prefeito tem priorizado a análise e intervenção nas áreas mais vulneráveis”, disse.

O diretor da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, Afonso Celso, enfatizou que, das quatro obras de contenção de encostas entregues pela Prefeitura na última semana, três foram no Subúrbio Ferroviário. Segundo ele, mais de 100 famílias serão beneficiadas pela intervenção na Rua dos Tecelões.

“Como morador do Subúrbio, além de gestor, posso afirmar que isso é muito positivo. Sabemos que o Subúrbio é uma área com alta pluviosidade. Esta entrega beneficiará aproximadamente 120 famílias no total, pois um deslizamento nesta área, além de interromper o acesso à comunidade, também poderia interditar a rua e causar a perda de vidas”, afirmou o diretor.

Moradores da região, Maria das Graças Santos, de 75 anos, e José Agripino Santana, de 66 anos, elogiaram a obra entregue nesta terça. “Antes dessa obra, a gente vivia com medo toda vez que chovia. Era uma apreensão dentro de casa. Hoje dá para dormir tranquilo, sabendo que foi feito um trabalho sério, que protege as famílias e valoriza o bairro”, disse a aposentada, que vive no bairro há mais de 50 anos.

“Essa contenção mudou tudo. Além da segurança, trouxe mais dignidade para quem mora e trabalha aqui. A gente se sente lembrado pelo poder público. É bom ver que a Prefeitura está olhando para Plataforma, e cuidando das pessoas”, afirmou o comerciante.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.