Prefeitura entrega 1ª etapa da requalificação da Dorival Caymmi
Prefeitura entrega primeira etapa da revitalização da Avenida Dorival Caymmi com melhorias na mobilidade, acessibilidade e segurança urbana

A Prefeitura de Salvador concluiu e entregou a primeira etapa das obras de requalificação da Avenida Dorival Caymmi, importante via que liga a Avenida Paralela à orla de Itapuã. O trecho entregue tem 2 km de extensão e recebeu uma série de melhorias estruturais e urbanísticas.
A nova configuração inclui ciclofaixa elevada, pontos de ônibus com abrigos modernos, calçadas ampliadas com rampas e piso tátil, além de nova iluminação pública com 100 luminárias e reforço na infraestrutura elétrica.
“Essas obras trarão mais mobilidade para as pessoas que estejam passeando, fazendo alguma atividade física ou se deslocando para o trabalho”, destacou o prefeito Bruno Reis durante a inauguração.
Investimento e impacto urbano
Com investimento superior a R$ 11 milhões, a primeira fase da obra também incluiu paisagismo, balizadores, lixeiras e melhorias na rede de drenagem, reduzindo significativamente os pontos de alagamento comuns na região.
O projeto valoriza ainda mais um dos bairros mais icônicos de Salvador, cantado por artistas e visitado por turistas de todo o país.
Próxima etapa da obra já está em andamento
O segundo trecho da requalificação, com mais 2 km de extensão, vai da Rua do BPO até a Sereia de Itapuã. Essa fase inclui a ampliação de uma alça do Viaduto Mário Andreazza, que visa acabar com os congestionamentos na saída da Avenida Paralela para quem segue rumo a São Cristóvão.
Segundo a Seinfra, o projeto está com orçamento em fase final e deve ser iniciado em breve.
Integração com outras obras em Itapuã
As melhorias na Avenida Dorival Caymmi integram um plano maior de revitalização urbana da região de Itapuã, que já passou por reformas no calçadão da praia, ciclovias, áreas de convivência, Colônia de Pescadores e preservação da vegetação nativa de restinga.
“A requalificação faz parte de um projeto macro para Salvador, com criação de novas vias e requalificação das antigas”, explicou Luiz Carlos de Souza, secretário da Seinfra.
Benefícios diretos da requalificação:
- Melhoria na mobilidade urbana
- Acessibilidade universal garantida
- Redução de alagamentos
- Valorização do comércio local
- Segurança para ciclistas e pedestres
- Iluminação pública reforçada
Comentários: