Prefeitura entra em confronto com o Estado e divulga números diferentes sobre o Festival Virada; entenda

Bahia Política
Prefeitura entra em confronto com o Estado e divulga números diferentes sobre o Festival Virada; entenda
Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Enquanto o governo do estado aponta que o Festival Virada reuniu 26 mil pessoas na sexta-feira (27) e 29 mil pessoas no sábado (28), a prefeitura de Salvador apresentou números muito maiores para seu evento. De acordo com a gestão municipal foram 194 mil pessoas na primeira noite e 109 mil na segunda rodada de apresentações.

Essa ampla divergência dos dados ocorre porque prefeitura e governo do estado usam métodos diferentes para contabilizar o público.

LEIA TAMBÉM: Gestões de Jerônimo e Bruno Reis disputam prédio abandonado de fábrica no Subúrbio

O governo da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), utiliza o Sistema de Reconhecimento Facial, que identifica cada pessoa que entra no espaço da festa, contabilizando um a um dos soteropolitanos e turistas presentes, sem incorrer em repetição. Essa contagem é considerada objetiva, com margem de erro próxima de zero.

Já a prefeitura de Salvador, através de uma startup terceirizada, utiliza um aplicativo de inteligência artificial que, ao ser apresentado a imagens do público em um momento específico das apresentações, faz uma estimativa da quantidade de pessoas presentes.

O método diverso na contabilização do público explica as divulgações diferentes entre governo e prefeitura. Porém, nem uma parte nem a outra, até o momento, explicou o motivo do tamanho dessa divergência entre os números (56 mil em dois dias para o governo e 303 mil em dois dias para a prefeitura).

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.