Prefeitura de Salvador entrega casas do ‘Morar Melhor’ em Pau da Lima

O Programa Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador, entregou nesta sexta-feira (4) mais 105 casas reformadas no bairro de Pau da Lima. As residências, que antes enfrentavam problemas estruturais, passaram por melhorias, como troca de telhados, instalação de novas portas e janelas, aplicação de reboco, pintura e substituição de esquadrias.
Com as entregas mais recentes, o bairro já soma 1.021 imóveis beneficiados pelo programa, que tem como público alvo famílias em situação de vulnerabilidade social na capital baiana.
Uma das famílias contempladas foi a de Edvone Santos, de 37 anos, casada com o ajudante de pedreiro Joaldo Santiago, de 51. Ele, além de ter o imóvel da família transformado, também trabalha no Programa Morar Melhor e, hoje, ajuda a transformar a vida de outros moradores.
“O programa passou aqui e, de verdade, mudou e transformou a vida das pessoas. Mas não é só isso. Quando a gente faz as obras, a gente também gera emprego. A gente pede para que a empresa priorize os moradores da comunidade, como é o caso do Joaldo, que estava desempregado”, comentou o prefeito Bruno Reis.
A casa da família sofria com muitos problemas, como infiltrações e telhado irregular, que em dias de chuvas, levava insegurança a seus moradores, já que a água invadia o interior do imóvel.
“A casa de Edvone era como tantas outras que vocês já ouviram a gente comentar nos eventos e nas redes sociais. Tinha os mesmos problemas que a gente encontra nas casas que entram no programa Morar Melhor: infiltração, sem reboco, sem pintura, banheiro sem nenhuma condição, sem esquadrias, casas quentes e sem ventilação. E nós resolvemos tudo isso”, comentou o prefeito.
Transformação
Edvone não escondeu a emoção ao falar da transformação vivida por sua família desde que teve a casa reformada pelo programa Morar Melhor. Ela lembrou como era a situação do imóvel antes da intervenção da Prefeitura.
“Eu tinha vergonha de trazer minhas amigas aqui. Principalmente por causa do banheiro. Era só reboco no chão, não tinha piso, não tinha estrutura nenhuma. Meu neto, de apenas 11 meses, vivia se ralando no chão. Era difícil demais”, contou.
No imóvel onde ela mora com o esposo, o programa reformou o banheiro, trocou o telhado e instalou novo piso em toda a casa, além de reboco e pintura. “Hoje, graças a Deus, tá tudo lindo. Piso novinho, banheiro digno, telhado com brilho… está uma maravilha. Agora eu tenho prazer em receber visitas. Quem quiser vir, pode vir. Tenho orgulho da minha casa”, declarou.
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, comentou sobre os avanços do programa Morar Melhor, que já beneficiou quase 56 mil famílias da capital baiana com reformas em residências de comunidades de baixa renda. A expectativa da gestão é alcançar a marca de 60 mil casas reformadas ainda em 2025, quando o programa completa dez anos de execução.
“Esse programa, que foi pensado e idealizado pelo prefeito Bruno Reis, já mudou a vida de quase 56 mil famílias em Salvador. São dez anos de programa, 60 mil histórias transformadas. Quando ouvimos histórias como a de Edivone e Joaldo, a gente se emociona. Vemos como era a casa, como estava a vida dessas pessoas, e como está agora. É isso que a gente faz. Isso é o Morar Melhor”, disse Luiz Carlos.
Comentários: