Prefeitura de Salvador acelera obras no Palácio da Sé para mudança histórica de sede

Prefeitura inicia reformas no Palácio da Sé e mira instalação da nova sede administrativa em prédio tombado no Centro Histórico.

Bahia Salvador
Prefeitura de Salvador acelera obras no Palácio da Sé para mudança histórica de sede
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom Prefeitura de Salvador

A Prefeitura de Salvador iniciou oficialmente as obras de manutenção e revitalização no Palácio Arquiepiscopal, também chamado de Palácio da Sé, localizado no Centro Histórico da cidade. Segundo apuração do Bahia Notícias, as intervenções fazem parte de um plano maior para transformar o imóvel tombado em nova sede da administração municipal — substituindo o atual prédio na Praça Municipal, o Palácio Thomé de Souza.

Embora a mudança ainda não tenha sido formalmente confirmada, fontes ouvidas pelo Bahia Notícias indicam que a transição está em estágio avançado. Entre os desafios enfrentados pela gestão de Bruno Reis está a negociação com a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, responsável pelo acervo presente no edifício.

As reformas incluem restauro da fachada, pintura interna e externa, reforço estrutural, instalação elétrica moderna, novas esquadrias e adaptação de sanitários. A previsão é que os serviços sejam finalizados até dezembro de 2025, com a mudança completa prevista para o primeiro semestre de 2026.

Por se tratar de um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto precisou de aprovação especial e detalhamento técnico para conservação do patrimônio. Recentemente, o Ministério da Cultura aprovou um projeto de revitalização do acervo histórico e arquitetônico do local, com apoio da iniciativa privada.

Entre os itens que estão sendo restaurados estão 33 peças históricas dos séculos XVIII e XIX, incluindo esculturas, colunas, castiçais e uma rara escultura em papel machê.

Enquanto isso, o futuro do Palácio Thomé de Souza também entra em debate. Propostas incluem a transformação do espaço em galeria de arte, centro cultural universitário da Ufba ou até um parque-biblioteca, além de um novo Centro de Convenções no subsolo, com capacidade para 4 mil pessoas.

A prefeitura também negocia a realocação da subestação de energia da Neoenergia Coelba, atualmente localizada sob o prédio, para viabilizar os novos projetos na Praça Castro Alves.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.