Prefeitura de Juazeiro apresenta programação oficial do Festival Juá Literária em coletiva de imprensa
Festival Juá Literária acontece de 22 a 25 de outubro com shows, debates, recitais e distribuição de 135 mil livros para estudantes.

A cidade de Juazeiro já respira literatura, música e poesia. Na manhã desta terça-feira (23), a Prefeitura lançou oficialmente, em coletiva de imprensa realizada no Rapport Hotel, a programação do Festival Juá Literária – Um rio de letras, que será realizado entre 22 e 25 de outubro em diferentes espaços da cidade.
O evento, que promete ser o maior festival literário da Bahia, contará com mais de 80 atrações confirmadas, entre artistas, escritores e grupos culturais, com atividades totalmente gratuitas abertas ao público. A programação ocupará a Orla II, o Centro de Cultura João Gilberto, a Biblioteca Municipal, distritos do município e até o rio São Francisco, transformando Juazeiro em um palco plural de arte e conhecimento.
Um rio de letras e cultura
Durante a coletiva, estiveram presentes o prefeito Andrei Gonçalves, autoridades municipais, representantes da imprensa, artistas e parceiros institucionais. O mapa oficial do festival e a grade de programação foram apresentados, incluindo uma série de atrações que contemplam públicos de todas as idades.
Entre os destaques estão:
- Mesas de debate com escritores e especialistas;
- Recitais de poesia;
- Contação de histórias para crianças;
- Shows musicais;
- A Feira de Livros de Juazeiro (Flijuá);
- O Cineteatro Busarte;
- A tradicional Kombi do Zé Livrório;
- A Carreta Literária;
- Apresentações estudantis, integrando escolas municipais ao festival.
Um marco para a educação e a cultura
A secretária de Educação, Maéve Melo, ressaltou o impacto do festival para a formação dos jovens juazeirenses.
“Será um marco na história de Juazeiro. Ele faz parte do programa Juá Literária, uma ação que começa na escola, com a distribuição de 135 mil livros para os estudantes e a formação dos agentes literários — crianças e adolescentes mobilizadores da leitura. Esse trabalho culmina com o maior festival da Bahia, reunindo arte, poesia, música e literatura para transformar Juazeiro em uma cidade leitora”, destacou.
Parcerias e produção
O Festival Juá Literária conta com a curadoria da Carranca Produções e tem apoio do Governo do Estado da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, da Editora IMEPH e da Ande Livros. A produção é assinada pela própria Carranca Produções e pela Entre Versos e Canções Produções Artísticas.
A expectativa é que milhares de pessoas circulem pelos espaços do festival ao longo dos quatro dias de programação, movimentando não apenas o setor cultural, mas também o turismo, a economia criativa e o comércio local.
Juazeiro, cidade leitora
Com a realização do Juá Literária, Juazeiro reforça seu papel como referência em promoção da leitura e acesso à cultura no interior da Bahia. O evento se soma a políticas educacionais que buscam valorizar a literatura desde a infância, fortalecendo a identidade cultural e estimulando a formação de novos leitores.
O festival promete ser um divisor de águas na cena cultural baiana, colocando Juazeiro no mapa dos grandes eventos literários do país.
Comentários: