Prefeitura de Camaçari planeja ampliar Cras e priorizar Bolsa Família

Reunião de alinhamento, com presença do prefeito Luiz Caetano, marca os próximos passos da expansão dos Centros de Referência e ações para beneficiar a população

Bahia Política
Prefeitura de Camaçari planeja ampliar Cras e priorizar Bolsa Família
Foto: Patrick Abreu

Em busca de ampliar a cobertura dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e priorizar o atendimento ao Bolsa Família, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realizou uma reunião de alinhamento nesta quinta-feira (20), com a presença do prefeito Luiz Caetano. O encontro serviu para fazer um balanço das ações já realizadas e apresentar as metas para o futuro.

A secretária da Sedes, Jeane Gleide, destacou a importância da reunião como um momento decisivo e orientador para o avanço das ações planejadas. Ela ressaltou que o município ainda conta com a mesma quantidade de Cras desde 2006, quando o serviço foi implantado, o que não condiz com a realidade atual. Segundo Jeane, o número de habitantes e as demandas da população de 2025 são muito superiores aos de 2006, o que torna urgente a ampliação do número de unidades e a adequação à realidade local.

“O Cras precisa se expandir para atender a um público que nos cobra, pois a população cresceu e os territórios atendidos também aumentaram”, afirmou a secretária. Durante a reunião, foram mencionados três locais prioritários para a ampliação das unidades: Jardim Limoeiro, Cascalheira e Parafuso, regiões que apresentaram grande crescimento imobiliário nos últimos anos.

O prefeito Luiz Caetano avaliou o encontro de forma positiva, destacando o levantamento das condições da rede de serviços sociais e a necessidade de reestruturar as unidades de atendimento. “Todos os Cras estavam sem condições de funcionamento. O Cras Verdes Horizontes, que atendia Parafuso, Jardim Limoeiro e o próprio bairro, ficou fechado e foi transferido para o estádio municipal, que está em ruínas. Agora, estamos começando a retomar o trabalho e criando novos Cras, com a proposta de um atendimento mais humanizado”, afirmou Caetano.

No próximo sábado (22), a Sedes dará início a um mutirão de busca ativa para regularizar a situação de 400 famílias que tiveram o Bolsa Família suspenso. A equipe da secretaria visitará as residências dos beneficiários para fazer a análise de cada caso e garantir que os serviços sejam restabelecidos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.