Praia do Rio Vermelho recebe mutirão de limpeza neste domingo (1°)
A ação é aberta ao público e será realizada das 7h30 ao meio-dia, nas proximidades da Casa de Iemanjá

A praia do Rio Vermelho, em Salvador, recebe neste domingo (1º) um mutirão de limpeza com foco na retirada de resíduos sólidos e na conscientização ambiental. A ação é aberta ao público e será realizada das 7h30 ao meio-dia, nas proximidades da Casa de Iemanjá.
Com o aumento do fluxo de pessoas na região, materiais como plástico, vidro e metal se acumulam na faixa de areia e acabam sendo levados ao mar, causando danos à fauna marinha, ao ecossistema costeiro e à saúde humana. Segundo a oceanógrafa Mariana Fontoura, da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), o lixo oferece riscos tanto aos animais, que podem ingerir ou ficar presos aos resíduos, quanto às pessoas que frequentam a praia.
Além da coleta, o mutirão envolve a participação de voluntários, pescadores e jovens da comunidade, que vão separar os materiais recolhidos para reciclagem. Parte dos resíduos também será reaproveitada na produção de esculturas do artista André Fernandes, que ficarão em exposição nos dias 1º e 2 de fevereiro.
Festa de Iemanjá
Considerada uma das maiores manifestações populares da Bahia, a Festa de Iemanjá celebra, no dia 2 de fevereiro, a “Rainha do Mar”. Milhares de fiéis, soteropolitanos e turistas se reúnem na orla do Rio Vermelho para entregar oferendas, bilhetes e flores em balaios que são levados ao alto-mar pelos pescadores locais.



Comentários: