Povos originários recebem nova Carteira de Identidade Nacional durante o Acampamento Terra Livre

Bahia
Povos originários recebem nova Carteira de Identidade Nacional durante o Acampamento Terra Livre

O Departamento de Polícia Técnica, a Polícia Científica da Bahia, por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), está participando do Acampamento Terra Livre, com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os povos originários. A ação faz parte de uma caravana social promovida pelo Governo do Estado da Bahia, que leva diversos serviços públicos à população.

Durante o evento, realizado na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia, estão sendo distribuídas 190 senhas por dia para atendimento. A caravana segue até o dia 6 de novembro, com funcionamento das 7h30 às 17h.

O diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, destacou a importância da iniciativa. “É fundamental garantir que as comunidades tradicionais e povos originários tenham acesso a esse documento que representa não apenas cidadania, mas também inclusão social. Até o momento, já foram emitidas cerca de 300 novas Carteiras de Identidade Nacional”, afirmou.

Para a cacique Maria Erineide Rodrigues da Silva, da Aldeia Tuka Tupan, moradora de Paulo Afonso, a ação é uma oportunidade única. “Essa iniciativa é maravilhosa. A emissão da nova CIN vai facilitar o acesso aos serviços e aos direitos do nosso povo. É um avanço muito grande para todos nós”, ressaltou.

A Polícia Científica, através do Instituto de Identificação Pedro Mello, e o Governo do Estado da Bahia reafirmam seu compromisso com a promoção da cidadania, o respeito à diversidade e a valorização das identidades culturais dos povos originários. CIN em todo lugar, sinônimo de cidadania e inclusão.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.