Posse de prefeitos e vereadores marca início de novos mandatos no Brasil
Em cerimônias nesta quarta-feira (1º), novos e reeleitos gestores municipais assumem cargos para o período de 2025 a 2028; reeleições, surpresas e retornos marcam o cenário político baiano
Nesta quarta-feira (1º), prefeitos e vereadores de todo o país assumem seus cargos para um período que vai até 31 de dezembro de 2028. Em meio a um cenário político de renovação e continuidade, a posse traz à tona reeleições de antigos mandatários, estreantes no cargo e o retorno de figuras já conhecidas.
Na Bahia, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), vai iniciar seu segundo mandato, após conquistar uma vitória histórica, vencendo em todas as 19 zonas eleitorais da capital. A cerimônia será realizada às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Salvador. Outro destaque é Sheila Lemos (União Brasil), reeleita em Vitória da Conquista, que superou até um processo de inelegibilidade, e retomará a gestão da cidade.
Em Camaçari, Luiz Caetano (PT) retorna ao cargo de prefeito após derrotar Flávio Matos (União Brasil) no único pleito baiano decidido em dois turnos. O petista, que já comandou a cidade anteriormente, começa seu quarto mandato. Em Feira de Santana, o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil) também vai retomar a administração municipal, após derrotar Zé Neto (PT), e iniciará seu quinto mandato na cidade.
Entre as novidades, Andrei (MDB) assume pela primeira vez o cargo de prefeito de Juazeiro, enquanto Débora Régis (União Brasil), que rompeu politicamente com Moema Gramacho (PT), será a nova prefeita de Lauro de Freitas, sucedendo a ex-gestora petista.
Comentários: