Por que as cervejas sem álcool e com menos calorias estão dominando o Brasil

Crescimento de 65% no portfólio “balanced choices” da Ambev reflete mudança de comportamento dos consumidores e a ascensão das versões zero e menos calóricas de Brahma, Budweiser e Corona

Entretenimento
Por que as cervejas sem álcool e com menos calorias estão dominando o Brasil
Imagem Créditos: Lucas Prudêncio

Símbolo da cultura brasileira, a cerveja segue sendo uma das bebidas favoritas do país — agora, também entre quem busca equilíbrio e moderação. A nova geração de consumidores tem mostrado preferência por opções que unem sabor e bem-estar, e essa tendência está mudando o mercado.

De acordo com o Anuário da Cerveja 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária, a produção de cervejas zero álcool sextuplicou no Brasil em comparação ao ano anterior. Além disso, o volume de vendas das versões com menor teor alcoólico, menos calorias e atributos funcionais cresce em ritmo acelerado, acompanhando um consumo mais consciente.

A Ambev, líder do setor, confirma essa mudança. No terceiro trimestre de 2025, o portfólio “balanced choices” — que reúne produtos com zero álcool, menos calorias ou sem glúten — cresceu 65% em relação a 2024. Dentro dessa categoria, as cervejas Corona Cero, Bud Zero e Brahma 0,0% tiveram aumento de 20% em vendas.


Tecnologia e inovação no sabor zero álcool

Segundo Gustavo Castro, diretor de Estratégia e Insights da Ambev, a evolução tecnológica foi essencial para aprimorar o sabor das versões zero álcool.

“Hoje, a cerveja sem álcool é muito mais próxima da versão tradicional. O consumidor pode moderar sem abrir mão do sabor e da diversão. Com Corona Cero, Bud Zero e Brahma 0,0%, ele sempre tem uma zero para chamar de sua”, destaca Castro.

Para ele, a ascensão das bebidas sem álcool é reflexo direto de investimentos em inovação, qualidade e novas ocasiões de consumo. A cerveja sem álcool passou a estar presente em momentos como brunchs, jantares sofisticados e celebrações corporativas, expandindo o universo da bebida.


Cerveja para todas as ocasiões e estilos de vida

A tendência também está ligada à busca por estilos de vida equilibrados. A Ambev investiu mais de R$ 1,4 bilhão em iniciativas de consumo responsável, reforçando o papel da cerveja como uma escolha versátil e moderada.

“A cerveja é um brinde à conexão entre pessoas e à moderação. Ela é versátil, combina com várias ocasiões e permite aproveitar os momentos por mais tempo, de forma leve e responsável”, completa o executivo.


Marcas que conquistaram o público

As versões sem álcool ganharam protagonismo em eventos culturais e esportivos.

  • Bud Zero marcou presença em grandes festivais, como Lollapalooza e Mada, além de ser a cerveja oficial da NFL no Brasil.
  • Corona Cero reforçou sua ligação com o lifestyle praiano em parceria com a FARM Rio e apoiou torneios como os Jogos Olímpicos e a WSL.
  • Brahma 0,0% participa da campanha Sociedade Anônima Brahma, que destina parte do valor das vendas no Zé Delivery aos clubes de futebol.

Menos calorias, mais equilíbrio

Além das versões zero, as cervejas menos calóricas também registram avanços expressivos.
A Stella Pure Gold, lançada em 2023, já representa 30% do volume total da marca e cresceu 150% no terceiro trimestre de 2025.
A Michelob Ultra, conhecida pelo perfil leve e de baixo teor calórico, teve aumento de 80% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Oferecer opções alinhadas ao estilo de vida equilibrado é essencial. A cerveja é versátil e acompanha o consumidor em todas as fases e momentos”, finaliza Gustavo Castro.


Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.