Pôr do Som abre 2026 no Farol da Barra com reverência aos orixás e homenagem à Mãe Carmen

Evento tradicional no Farol da Barra reuniu música, espiritualidade e grandes convidados no primeiro dia de 2026

Carnaval
Pôr do Som abre 2026 no Farol da Barra com reverência aos orixás e homenagem à Mãe Carmen
Pôr do Som. Fotos Matheus Landim/GOVBA

O primeiro pôr do sol de 2026 foi marcado por emoção, espiritualidade e música no Farol da Barra, em Salvador. Centenas de pessoas se reuniram nesta quinta-feira (1º) para acompanhar a 26ª edição do Pôr do Som, projeto comandado por Daniela Mercury e promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura da Bahia (Secult).

Tradicionalmente realizado no primeiro dia do ano, o evento transformou o Farol da Barra em um grande ritual coletivo de boas-vindas a 2026. Nesta edição, o espetáculo ganhou contornos ainda mais simbólicos com a homenagem à ialorixá Mãe Carmen de Oxaguiã, do Terreiro do Gantois, falecida na última sexta-feira (26).

Logo na abertura, Daniela dedicou o repertório a músicas que reverenciam os orixás, como “Meu Pai Oxalá” e “É Terreiro”, esta última lançada como uma das canções do Carnaval de 2026. A artista também destacou a força feminina ao apresentar “Maria Padilha abre o caminho”, música que, segundo ela, representa a energia e a potência da mulher para iniciar o novo ano.

“É assim que a gente começa o ano, falando da força da mulher, que é a maior mensagem desse Pôr do Som”, afirmou Daniela durante o show.

O palco, conectado ao Farol da Barra por uma passarela de 40 metros, recebeu apresentações inéditas da família Mercury e participações especiais de Ivete Sangalo e Geraldo Azevedo, proporcionando uma experiência visual e musical que encantou baianos e turistas.

Entre o público, a emoção era visível. O turista Luiz Paulo Oliveira, de 29 anos, que veio de Maceió, destacou o caráter ritualístico do evento. “É como uma bênção para o ano que começa. Estar aqui é um momento muito especial”, disse.

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, ressaltou a importância do apoio institucional ao projeto. “Iniciamos o ano afirmando a Bahia como um estado de alegria, diversidade e cultura. O Pôr do Som representa tudo isso e tem um significado muito especial para nós”, afirmou.

Artistas, influenciadores e visitantes de várias partes do Brasil e do mundo acompanharam o cair do sol no Farol da Barra. O ator Samuel de Assis também marcou presença e destacou sua admiração pela artista e pela cidade. “O ano só começa depois que Daniela dá o pontapé. E fazer isso em Salvador é ainda mais especial”, declarou.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.