Ponte São João é elevada para passagem do VLT em Salvador

Estrutura histórica passa por elevação e reforço para integrar Subúrbio Ferroviário ao novo sistema de transporte sobre trilhos em Salvador

Bahia
Ponte São João é elevada para passagem do VLT em Salvador
Fotos Amanda Ercília/GOVBA

A tradicional Ponte São João, que liga os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, está passando por um processo de elevação e revitalização como parte das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A intervenção é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executada pela CTB (Companhia de Transportes da Bahia).

Construída originalmente em 1860 e reconstruída em 1952, a ponte metálica de 468 metros de extensão e quase 10 metros de largura está sendo temporariamente elevada por meio de um processo conhecido como “macaqueamento”. O objetivo é realizar o reforço estrutural da fundação e a substituição dos apoios metálicos, essenciais para suportar o novo sistema ferroviário.

“Já recuperamos a parte de concreto e agora iniciamos a etapa da ponte metálica, com troca dos aparelhos de apoio”, explicou Danilo Carvalho, engenheiro responsável.

A estrutura conta com 15 treliças do tipo Warren, pesando cerca de 110 toneladas cada. Para o serviço, estão sendo utilizados macacos hidráulicos de 60 toneladas, calços metálicos e equipamentos de medição de alta precisão, com elevações graduais de até 15 centímetros.

A previsão é que essa etapa da obra seja concluída em meados de 2026, garantindo mais segurança e durabilidade à ponte, além de permitir o avanço do cronograma do VLT Salvador, que vai conectar o Subúrbio ao sistema de metrô e à cidade.


Avanço das obras do VLT:

  • Trecho 1 (Ilha de São João – Calçada): Concretagem dos trilhos concluída.
  • Trecho 2 (Paripe – Águas Claras): Foco na duplicação da Estrada do Derba e viaduto.
  • Trecho 3 (Águas Claras – Piatã): Integração ao metrô no Bairro da Paz.

Além disso, o projeto inclui:

  • Duplicação de 7,5 km da BA-528
  • Nova via no Parque São Bartolomeu
  • Revitalização da antiga Fábrica São Braz, que será transformada em centro cultural e comercial

O VLT Salvador promete modernizar a mobilidade urbana e impulsionar o desenvolvimento do Subúrbio Ferroviário, conectando história, inovação e qualidade de vida.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.