Ponte Salvador-Itaparica é destaque em debate sobre transporte e logística no Bahia Export
Projeto bilionário promete revolucionar a logística da Bahia, reduzir custos e encurtar distâncias entre regiões estratégicas do estado

A Ponte Salvador-Itaparica não é apenas uma obra de engenharia: é o maior projeto logístico em andamento na Bahia, com impacto direto na economia, mobilidade e desenvolvimento regional.
Durante o Bahia Export – Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado nesta quinta-feira (14), o CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Claudio Villas Boas, apresentou os avanços e a importância do projeto que está redesenhando o mapa da mobilidade no estado.
Com uma extensão total de 46,8 quilômetros, o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica está sendo desenvolvido com base em normas internacionais, e conta com estudos técnicos realizados por instituições renomadas como a USP, a Marinha do Brasil e a Codeba.
Segundo Villas Boas, cerca de 20% dos motoristas que hoje utilizam a BR-324 devem migrar para a nova ligação, o que resultará na redução de custos logísticos e tempo de deslocamento. “Essa ponte é mais que uma travessia. É um vetor de desenvolvimento”, destacou o executivo.
Destaques técnicos da ponte:
- Vão central de 482 metros para o tráfego de grandes embarcações;
- Pilares centrais com 218 metros de altura, formando o trecho estaiado da ponte;
- Novo canal de acesso ao Porto de Salvador, otimizando a logística marítima;
- Conexão viária com a Via Expressa, entre Água de Meninos e a Calçada, após análise de 15 alternativas.
Além da integração física, o projeto carrega consigo uma perspectiva de transformação socioeconômica. “Ao unir regiões hoje isoladas por longas distâncias, criamos novas oportunidades de negócios, impulsionamos a economia regional e iniciamos um novo ciclo de desenvolvimento”, afirmou Villas Boas.



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