Polícias da Bahia intensificam ações e neutralizam 7 líderes de facções criminosas

Bahia Policia
Polícias da Bahia intensificam ações e neutralizam 7 líderes de facções criminosas
Foto: Divulgação / SSP-BA

As Forças Policiais da Bahia ampliaram as operações de inteligência e, na última semana, localizaram sete líderes de organizações criminosas, com ações que se estenderam pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. No período, foram apreendidos um fuzil, uma submetralhadora, munições e drogas.

Operações em diferentes estados

Na segunda-feira, uma operação conjunta envolvendo a FICCO Ilhéus, Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal de diversos estados (Bahia, Tocantins, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso) resultou na localização de três assaltantes de bancos e carros-forte. O trio estava escondido em Confresa, no Mato Grosso, e foi neutralizado durante confronto.

Já na terça-feira, durante a Operação EIRENE UM, um traficante responsável por ordenar execuções em Jequié (BA) foi capturado na zona rural de Extrema, Minas Gerais. A ação foi realizada pela FICCO Bahia, 19º BPM (BA), DPF (MG) e 59º BPM (MG).

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou a integração entre as forças policiais e a determinação no combate ao crime organizado.

“Nosso combate incansável às facções ultrapassa as divisas do estado. Sabemos das conexões entre as organizações criminosas do Nordeste e do Sudeste e trabalharemos com repressão qualificada contra a minoria que violenta as comunidades. Sem trégua e sem descanso”, declarou Werner.

Prisões de integrantes do Baralho do Crime

Também na terça-feira, agentes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) prenderam o Três de Paus do Baralho do Crime da SSP no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. O criminoso estava foragido da Justiça.

Além disso, duas mulheres ligadas a facções foram capturadas. No Rio de Janeiro, a esposa do Rei de Copas do Baralho do Crime, responsável pela lavagem de dinheiro de uma organização criminosa, foi presa no centro da cidade após fugir do Complexo do Alemão. A ação contou com a participação da FICCO Bahia, DRACO (BA) e Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Já em São Paulo, a ex-Dama de Copas do Baralho do Crime foi localizada e presa com R$ 66 mil em espécie. Procurada por homicídio em Jequié, ela é casada com um traficante paulista.

Repressão qualificada e apreensões

No âmbito da Operação Força Total, realizada em todo o estado da Bahia, diversas apreensões e desarticulações ocorreram:

  • São Sebastião do Passé: Um fuzil, uma submetralhadora e uma granada foram apreendidos pela 10ª CIPM, e um adolescente de 13 anos foi apreendido.
  • Jitaúna: Um laboratório de drogas foi desarticulado, com 70 kg de entorpecentes, prensa hidráulica e outros materiais confiscados. Dois suspeitos foram presos.
  • Lauro de Freitas: Em Itinga, guarnições da 81ª CIPM e da CIPT/Rondesp Atlântico apreenderam 66 kg de cocaína, ecstasy, haxixe e crack.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.