Policial militar é baleado em operação na Mata Escura e mobiliza aeronave da PM em Salvador
Soldado da 48ª CIPM foi atingido na perna durante confronto armado e foi socorrido por aeronave do Graer

Um soldado da Polícia Militar da Bahia, lotado no Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 48ª Companhia Independente (CIPM), foi baleado durante uma operação policial realizada na tarde deste domingo (4), na localidade conhecida como Inferninho, no bairro da Mata Escura, em Salvador. A ocorrência mobilizou reforços terrestres e a aeronave do Grupamento Aéreo da PM (Graer).
De acordo com apuração do Informe Baiano, o policial participava da Operação Alatus, deflagrada com o objetivo de intensificar o enfrentamento à criminalidade em áreas consideradas conflagradas, com elevados índices de ocorrências policiais. A ação contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Choque (BPT-Choque) e do Graer, reunindo ao todo 13 policiais militares.
Durante a incursão na região, a guarnição foi surpreendida por homens armados, que abriram fogo contra os agentes. Houve troca de tiros e, no confronto, o soldado foi atingido por um disparo de arma de fogo na perna esquerda, na região da coxa. Após o ataque, os suspeitos conseguiram fugir do local.
Os próprios policiais que participavam da operação prestaram os primeiros socorros ainda na área da ocorrência. Em seguida, o militar ferido foi conduzido até o Complexo Policial Penal da Mata Escura, onde recebeu atendimento inicial. Devido à gravidade do caso e como medida de segurança, ele foi embarcado em uma aeronave do Graer e transferido para o Hospital do Subúrbio.
No hospital, o policial passou por exames médicos que indicaram a presença apenas de estilhaços do projétil, sem rompimento de vasos sanguíneos, músculos ou tendões, além da ausência de fraturas ósseas. Segundo a Polícia Militar, o soldado não corre risco de vida e permanece internado sob observação, acompanhado por colegas da corporação.
Em nota, a PM informou que a ação fazia parte das estratégias de policiamento ostensivo em regiões com histórico de confrontos armados e atuação de facções criminosas. O objetivo, segundo a corporação, é reduzir índices de violência e apreender armas e drogas.
Após o confronto, os policiais realizaram varreduras na área e localizaram frascos de lança-perfume, além de uma quantidade de drogas, incluindo crack, maconha e cocaína. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Salvador.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, os suspeitos envolvidos no ataque não foram identificados até o momento. Diligências seguem em andamento na tentativa de localizar os autores da tentativa de homicídio contra o agente de segurança.
O caso foi registrado oficialmente na Central de Flagrantes, e a investigação ficará sob responsabilidade da Polícia Civil, que deve apurar as circunstâncias do confronto e identificar os criminosos envolvidos. A PM reforçou que seguirá com ações ostensivas na Mata Escura e em outras localidades da capital baiana com histórico de violência armada.



Comentários: