Polícia Militar mobiliza 29 mil agentes para garantir a segurança no Carnaval 2025

A Polícia Militar da Bahia deu início, nesta quinta-feira (27), à Operação Carnaval 2025, mobilizando 29.311 policiais militares para atuar tanto na capital baiana quanto nos 113 municípios onde há festas carnavalescas. A operação já vinha sendo planejada e executada previamente com ações como o policiamento em festas de largo, a Operação Abadá e os eventos pré-carnavalescos.
Nos três circuitos oficiais de Salvador, a estrutura de segurança inclui 216 postos elevados de observação, 38 postos de policiamento, 14 postos integrados entre a Polícia Militar e a Polícia Civil e 47 portais de abordagem. Além da capital, outros 52 portais foram montados pelo estado, totalizando 99 unidades de controle. O sistema de videomonitoramento conta com câmeras para reconhecimento facial e contagem de público.
O governo investiu R$ 61,5 milhões para garantir a atuação da Polícia Militar na festa.
Ações estratégicas da PM durante o Carnaval
✅ Operação Abadá – Com 748 policiais militares mobilizados desde o dia 24 de fevereiro, a ação tem como objetivo garantir a segurança nos arredores dos centros de distribuição de abadás, prevenindo crimes e garantindo a integridade física dos foliões. O policiamento ocorre das 8h às 23h.
✅ Operação Folia e Paz – Reforça a segurança nos trajetos de ida e volta das festas, intensificando rondas em pontos de ônibus, coletivos, estações de transbordo e principais vias para coibir vandalismo, roubos, porte ilegal de armas e tráfico de drogas.
✅ Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR) – O batalhão mantém policiamento 24 horas nos principais pontos turísticos de Salvador e nos locais de desembarque, como o Terminal Marítimo, Ferry Boat, Rodoviária e Aeroporto. Policiais bilíngues em inglês e espanhol estarão disponíveis para atender turistas estrangeiros.
✅ Batalhão de Proteção à Mulher – Promove ações de conscientização sobre assédio e violência doméstica, além de acolhimento a vítimas. A PM trabalhará em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e disponibilizará um QR Code com informações sobre atendimento a mulheres, pessoas trans e vítimas da Lei Maria da Penha.
✅ Bases de alojamento para PMs – Mais de 3.800 policiais vindos do interior contarão com oito bases de alojamento, que oferecem assistência psicossocial, atendimento odontológico, lazer e salas de cinema para garantir o bem-estar da tropa.
✅ Capacitação em Direitos Humanos – Em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a PM realizou treinamentos para garantir o atendimento adequado a grupos vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e ambulantes.
✅ Ronda Antirracista – Pelo terceiro ano consecutivo, a ação atua nos circuitos para orientar e acompanhar denúncias de racismo e homofobia. Já implementada em carnavais anteriores e na Micareta de Feira de Santana, a iniciativa visa garantir um atendimento mais eficiente a ocorrências envolvendo grupos minoritários.
✅ Recuperação de documentos perdidos – A Ouvidoria da PM recolherá e disponibilizará documentos perdidos no Carnaval no site www.pm.ba.gov.br. A devolução ocorrerá entre 28 de fevereiro e 4 de março na sede da Ouvidoria, em Baixa dos Sapateiros, e, a partir de 6 de março, no SAC do Shopping Barra.
✅ Pesquisa de Satisfação – Durante a festa, a Ouvidoria da PM realizará pesquisas para avaliar a percepção dos foliões sobre a segurança e a satisfação dos policiais militares que vêm do interior para reforçar o efetivo.
✅ Policiamento nas estradas – O Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv) intensificará fiscalizações até o dia 5 de março, com radares portáteis e testes de bafômetro, além de reforçar o combate ao excesso de velocidade e outras infrações.
A Polícia Militar segue atuando para garantir que o Carnaval 2025 ocorra com segurança e tranquilidade para baianos e turistas.
Comentários: