Polícia Federal desarticula esquema de contrabando de cigarros eletrônicos no sul baiano
Operação foi autorizada pela 2ª Vara Federal de Itabuna

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Espelho Fumegante, visando combater o tráfico ilegal de cigarros eletrônicos nas cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia.
A operação, autorizada pela 2ª Vara Federal de Itabuna, resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e residências da região.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil desarticula esquema de desvio de verbas para a Saúde no oeste da Bahia
As investigações, iniciadas em 2023, apontaram para um esquema de venda de cigarros eletrônicos tanto em lojas físicas quanto por meio de entregas a domicílio. Essa prática é considerada crime, isso porque a importação, comercialização e propaganda desses dispositivos são proibidas no Brasil desde 2009, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os envolvidos no esquema poderão responder pelo crime de contrabando, com pena de reclusão de dois a cinco anos. Além de ferir a legislação tributária, o comércio ilegal de cigarros eletrônicos coloca em risco a saúde pública, uma vez que a composição desses produtos e seus efeitos a longo prazo ainda são desconhecidos.
Comentários: