Polícia destrói grande plantação de maconha no interior da Bahia
Polícia Civil encontra e incinera toneladas de maconha em megaoperação no centro-norte baiano

Uma megaoperação da Polícia Civil da Bahia desmantelou uma das maiores plantações de maconha já encontradas no estado. A ação ocorreu nesta quarta-feira (1º), durante a segunda fase da Operação Amordaçar, coordenada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). A plantação, com cerca de 40 mil metros quadrados, estava localizada em uma fazenda de 50 hectares na zona rural de Ibipeba, no centro-norte baiano.
Com o apoio da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê), os agentes encontraram mais de uma tonelada de maconha colhida e enterrada, além de vestígios de entorpecentes incinerados pelos próprios criminosos. A droga foi destruída no local, sob supervisão de peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Segundo o Denarc, mais de 15 suspeitos fugiram da propriedade ao perceber a chegada das equipes policiais. Um reboque agrícola usado na colheita foi apreendido. A estimativa é que os criminosos tenham incinerado mais de 3 toneladas da droga para evitar a apreensão.
“As ações investigativas continuam com o foco na identificação dos responsáveis e no mapeamento dos destinos da droga”, afirmou o delegado Ernandes Júnior, diretor do Denarc. Ele ressaltou que o desmonte do plantio afeta diretamente o financiamento do tráfico em várias regiões da Bahia e em outros estados.
Esta é a segunda grande operação realizada pelo Denarc em menos de quatro meses. Em maio, mais de 500 quilos de maconha foram apreendidos em uma fazenda no município de Itamaraju, durante a primeira fase da mesma operação.



Comentários: