Polícia Civil realiza operação para recuperar celulares roubados e combater comércio ilegal

Com o objetivo de recuperar celulares subtraídos de vítimas, identificar autores de crimes e combater o comércio ilegal desses aparelhos, a Polícia Civil, em parceria com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) e com o apoio do Ministério da Justiça, lançou a operação Mobile.
Nos últimos meses, milhares de intimações foram enviadas eletronicamente em todo o país, resultando na recuperação de mais de 2.583 aparelhos roubados. Nesta terça-feira (19), considerada o “dia D” da operação, diversas delegacias estaduais farão a devolução dos celulares aos legítimos proprietários.
A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia e presidente do CONCPC, Heloísa Brito, destacou a importância do registro de ocorrências para o sucesso das investigações. “Essa operação incentiva as pessoas que tiveram os celulares roubados a procurar uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência. Isso é fundamental para que possamos localizar os aparelhos e devolvê-los aos donos”, explicou.
Heloísa Brito também ressaltou que o rastreamento dos celulares é possível graças ao número de identificação único e global de cada aparelho, o IMEI (International Mobile Equipment Identity). “Com esse número, conseguimos recuperar os dispositivos e devolvê-los às vítimas.”
A delegada-geral alertou sobre os riscos e consequências de adquirir celulares sem nota fiscal. “Quem compra produto sem procedência está incentivando roubos e pode responder pelo crime de receptação. A Polícia Civil seguirá investigando e combatendo esses crimes, devolvendo os aparelhos às vítimas e reduzindo a incidência de roubos no país.”
Comentários: