Polícia Civil da Bahia realiza megaoperação e prende vereador
Operação “Anátema: Fase 2” cumpre mandados em cinco estados e mira organização criminosa que movimentou bilhões

A Polícia Civil da Bahia realizou na quinta-feira (4) uma grande operação contra o crime organizado, cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana, Santo Estêvão e cidades de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
Seis prisões já foram efetuadas, incluindo um vereador do interior da Bahia, com alvos localizados em Santo Estêvão, Feira de Santana, Jaguarari e Minas Gerais. As diligências continuam para o cumprimento dos mandados restantes.
Segundo o delegado Fábio Lordello, diretor do DRACO, a operação precisou ser antecipada após o vazamento de informações sigilosas, comprometendo o planejamento inicial. “O vazamento de dados protegidos por sigilo judicial constitui grave afronta à investigação. Serão adotadas providências para responsabilizar todos os envolvidos”, afirmou.
A Operação “Anátema: Fase 2” é a continuidade da fase iniciada em setembro, quando sete integrantes da organização liderada por Fábio Souza Santos, o “Geleia”, foram presos. O grupo, foragido desde 2023, movimentou mais de R$ 4 bilhões em cinco anos, principalmente por tráfico de drogas.
O avanço da investigação se baseou em análises financeiras, telemáticas e patrimoniais detalhadas. A ação contou com atuação integrada do DRACO, unidades do DEPIN da Bahia e das Polícias Civis de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Novas informações serão divulgadas conforme a evolução das diligências e autorização judicial.



Comentários: