Polícia apreende adolescente acusado de liderar crimes virtuais
Investigação da Polícia Civil e Federal aponta que jovem de 17 anos atuava como líder em crimes cibernéticos envolvendo menores

Equipes da Polícia Civil da Bahia apreenderam, nesta quinta-feira (18), um adolescente de 17 anos no município de Catu, durante o cumprimento de mandado judicial de busca e apreensão domiciliar e de apreensão de adolescente infrator. A ação foi realizada por policiais da Delegacia Territorial de Catu (DT/Catu), com apoio do Núcleo Especial de Repressão aos Crimes Contra Crianças e Adolescentes (NERCCA) e da Polícia Federal.
A apreensão é resultado de meses de investigação iniciadas a partir de informações obtidas na Operação Cerberus, deflagrada pela Polícia Federal para apurar crimes praticados no ambiente virtual. Entre as condutas investigadas estão associação criminosa, induzimento e instigação à automutilação, armazenamento de pornografia infantil e incitação ao crime, com vítimas majoritariamente crianças e adolescentes.
Segundo as investigações, os crimes ocorreram em fevereiro deste ano. O adolescente residente na Bahia utilizava plataformas digitais para organizar e estimular práticas criminosas no ambiente cibernético, havendo indícios de que exercia posição de liderança dentro do grupo investigado.
A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Crime, Júri, Execuções Penais, Infância e Juventude da Comarca de Catu, após aprofundado trabalho de inteligência realizado pelas forças de segurança.
Após a apreensão, o adolescente foi apresentado à Justiça, com respeito integral às garantias previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), permanecendo à disposição do Poder Judiciário para a adoção das medidas legais cabíveis.



Comentários: