“Pode ser a maior fraude bancária do país”, diz Haddad sobre caso Master

Segundo ele, o governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde o decreto da liquidação da instituição financeira

Brasil
“Pode ser a maior fraude bancária do país”, diz Haddad sobre caso Master
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (13) que o caso envolvendo o Banco Master pode se configurar como a maior fraude bancária da história do Brasil. Segundo ele, o governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde o decreto da liquidação da instituição financeira.

“O caso [Master] inspira muito cuidado. Podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país. Então temos que tomar todas as cautelas devidas, garantindo todo o espaço para a defesa se explicar, mas sendo bastante firmes na defesa do interesse público”, declarou Haddad ao chegar ao Ministério da Fazenda, em Brasília, segundo informações da Agência Brasil.

O ministro informou que conversa diariamente com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e fez questão de manifestar apoio público à condução do processo. “Estou absolutamente seguro com o trabalho que o Galípolo e a equipe fizeram. É um trabalho muito robusto”, afirmou, durante conversa com jornalistas na portaria do ministério.

Haddad ressaltou ainda que a apuração do caso exige rigor técnico e total transparência, diante da gravidade das suspeitas e do potencial impacto sobre o sistema financeiro nacional.

Articulação com o TCU

O ministro revelou que também tratou do assunto com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo. Segundo Haddad, houve avanços na articulação entre os órgãos de controle e o Banco Central.

De acordo com ele, a reunião realizada na segunda-feira (12), entre Galípolo, Vital do Rêgo e o relator da apuração no TCU, Jhonatan de Jesus, apontou uma convergência de entendimento sobre os procedimentos adotados pelo BC na liquidação do Banco Master.

“Aparentemente, houve uma boa convergência em relação à leitura dos fatos e à importância da apuração”, disse o ministro.

Haddad destacou que a investigação completa do caso será fundamental para esclarecer responsabilidades e evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer no país.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.