PIX: Bancos disponibilizam opção para contestar fraudes

Brasil
PIX: Bancos disponibilizam opção para contestar fraudes
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As instituições financeiras passaram a disponibilizar a partir desta quarta-feira (1º), no ambiente PIX de seus aplicativos, uma funcionalidade (botão de contestação) para que uma transação possa ser facilmente contestada, sem a necessidade de interação humana.

A nova ferramenta permitirá contestar fraudes, golpes ou cobranças indevidas de forma rápida e acessível, sem precisar ligar para o banco e esperar ser atendido.

O “botão de contestação” não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do PIX (como digitação errada de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. Ele é específico para fraude, golpe e coerção.

Segundo o Banco Central, o mecanismo vai funcionar da seguinte forma:

  1. O cliente reporta que há uma transação suspeita (como golpes, coerção ou acesso fraudulento, por exemplo);
  2. O banco envia uma notificação às instituições financeiras envolvidas;
  3. O saldo é bloqueado imediatamente na conta recebedora;
  4. As instituições financeiras analisam o caso posteriormente.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.