Pesquisa aponta que mais da metade dos brasileiros são contra anistia para os envolvidos no 8 de janeiro

Pesquisa aponta que mais da metade dos brasileiros são contra anistia para os envolvidos no 8 de janeiro
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada no último domingo (06) pelo colunista Lauro Jardim, do O Globo, revelou dados interessantes sobre a percepção dos brasileiros a respeito da prisão dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro e a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa, conduzida pelo instituto Quaest, mostra uma divisão clara de opiniões, com 56% dos entrevistados defendendo que os presos do 8 de janeiro permaneçam na cadeia, enquanto 34% apoiam a sua soltura — seja por considerarem que a prisão não deveria ter ocorrido ou que já dura tempo demais. Os outros 10% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa também indicou uma linha divisória entre eleitores de diferentes perfis políticos. Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022, 77% defendem que os envolvidos no ataque aos Três Poderes devam continuar presos. Por outro lado, 61% dos eleitores de Bolsonaro acreditam que os presos do 8 de janeiro devem ser soltos. Curiosamente, entre os bolsonaristas, apenas 32% são a favor da manutenção das prisões, enquanto um terço acredita que a liberdade dos envolvidos deveria ser garantida.

Entre os eleitores que não votaram ou anularam o voto nas eleições de 2022, 53% se posicionam a favor da continuidade da prisão.

A pesquisa também trouxe à tona uma questão polêmica: 49% dos brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro esteve envolvido na tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro, enquanto 35% discordam. Outros 15% não souberam ou não responderam à pergunta, e 1% alegou que não houve tentativa de golpe.

Outro dado relevante é sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe. Para 52% dos entrevistados, a decisão foi justa, enquanto 36% consideram injusta. Entre os eleitores de Lula, 80% aprovam a decisão, enquanto apenas 16% dos bolsonaristas apoiam a ação do STF.

O levantamento também abordou as perspectivas sobre a prisão de Bolsonaro. Ao todo, 46% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente será preso, enquanto 43% acreditam que ele não será. Entre os eleitores de Bolsonaro, embora a maioria aposte na sua não prisão, 33% acham que ele será preso.

A pesquisa foi realizada entre 27 e 31 de março de 2023, logo após Bolsonaro se tornar réu no STF. O estudo ouviu 2.004 pessoas e possui um nível de confiabilidade de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.