Pesquisa aponta Lula como favorito ante Bolsonaro e outros candidatos da direita

Apesar da queda de popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraria as eleições presidenciais de 2026 se elas ocorressem hoje, superando o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros nomes da direita. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada neste fim de semana.
O estudo considerou cenários hipotéticos, desconsiderando os problemas judiciais de Bolsonaro, que atualmente se encontra inelegível até 2030, por decisão da Justiça Eleitoral, e é réu em um processo que o acusa de liderar uma trama golpista em 2022.
Com menos de dois anos até as eleições presidenciais, o Datafolha testou cinco cenários de possíveis primeiros turnos. No confronto direto entre Lula e Bolsonaro, o petista lidera com 36% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente tem 30%. A pesquisa foi realizada entre terça-feira (1º) e quinta-feira (3), com a participação de 3.054 pessoas em 172 municípios, e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário que inclui outros nomes, como o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 12%; o influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 7%; e o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), com 5%, os brancos, nulos e “nenhum” somam 9%, enquanto 2% não souberam responder.
Em um cenário sem Bolsonaro, Lula mantém sua liderança com 35% das intenções de voto, à frente de nomes importantes da direita. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ocupa o segundo lugar com 15%, seguido por Ciro Gomes e Pablo Marçal, ambos com 11%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece com 5%, enquanto Eduardo Leite e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), possuem 3% cada. O único pré-candidato já declarado, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem 2%.
Comentários: