Paulo Pimenta é exonerado da Secom de Lula; Sidônio Palmeira assume posto

Mudança no primeiro escalão do governo Lula traz o publicitário baiano, que já tem forte vínculo com o PT e comandou campanhas eleitorais importantes

Bahia Brasil Política
Paulo Pimenta é exonerado da Secom de Lula; Sidônio Palmeira assume posto
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A exoneração de Paulo Pimenta do comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal, anunciada nesta terça-feira, 7, é a sétima troca feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no seu primeiro escalão. A saída de Pimenta abre espaço para a entrada do publicitário baiano Sidônio Palmeira, que assumirá o cargo nos próximos dias.

Em coletiva de imprensa, Paulo Pimenta justificou sua saída, destacando que o presidente precisa de alguém com “talento e criatividade” para dar continuidade ao trabalho de comunicação do governo. “O presidente Lula precisa de alguém com experiência, talento, criatividade e capacidade para coordenar a política de comunicação do governo no próximo período”, afirmou Pimenta, ao lado de Sidônio Palmeira.

Sidônio Palmeira, um nome próximo ao núcleo do PT, tem um histórico de sucesso em campanhas eleitorais, tendo comandado as campanhas de Jaques Wagner e Rui Costa para o governo da Bahia, ambos eleitos, além da campanha presidencial de Lula em 2022. Sua entrada na Secom já estava sendo aguardada, e a nomeação oficial deve ocorrer em breve, após conversas entre Lula, Sidônio e Pimenta no Palácio do Planalto.

Com a saída de Pimenta, o ex-ministro deve retornar à Câmara dos Deputados e é cogitado para ocupar uma das lideranças do governo no Congresso. Sidônio, por sua vez, se tornou uma figura importante nas reuniões e campanhas no Palácio do Planalto após a eleição de Lula, participando de ações de grande relevância, como as preparações para a COP30, que acontecerá em novembro em Belém.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.