Paralimpíadas: Atletas da Bahia embarcam para disputa em São Paulo

Esporte
Paralimpíadas: Atletas da Bahia embarcam para disputa em São Paulo
Maurício Viana

A delegação de estudantes-atletas da Bahia começa a embarcar nesta segunda-feira (17) para São Paulo, capital, onde representarão o estado nas Paralimpíadas Escolares. O grupo é composto, no total, por 27 jovens talentos, com idades entre 11 e 15 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de diversas cidades baianas.

O primeiro grupo de oito atletas que viaja nesta segunda-feira compete nas modalidades de atletismo e goalball. O segundo grupo, com atletas de badminton, bocha e tênis de mesa, embarca posteriormente, no dia 24 de novembro.

Os estudantes-atletas vêm de cidades como Salvador, Jequié, Remanso, Juazeiro e Licínio de Almeida. A maior parte deles recebe acompanhamento especializado por meio do projeto do Centro de Referência Paralimpico da Bahia (CRPBa), que é atendido na Faculdade Unijorge, na capital baiana.

Veteranos em Busca de Pódios e Estreantes Animados

A delegação baiana conta com atletas experientes no cenário nacional, como Davy de Jesus Santos, de 13 anos. Ele é um veterano do atletismo e já está em sua quarta participação nas Paralimpíadas Escolares, ostentando um histórico de medalhas de ouro, prata e bronze em todas as edições que disputou.

Por outro lado, a competição marca a estreia de outros jovens, como Jonas Gustavo Silva, de 15 anos, do badminton, e Stefany Luna, de 12 anos, da modalidade de bocha.

Jonas Gustavo demonstrou grande expectativa e espírito competitivo. “Estou com as melhores expectativas. Viajo para disputar, mas também em busca de conhecimento e mais prática no parabadminton”, disse o jovem, que não esconde a meta de subir ao pódio. “Vou em busca de medalhas”, afirmou.

Competição em Duas Etapas e Apoio Governamental

As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e serão realizadas em duas etapas distintas:

  • Primeira Etapa: De 17 a 22 de novembro, com oito modalidades esportivas (coletivas e individuais).
  • Segunda Etapa: De 24 a 29 de novembro, com mais sete modalidades.

Toda a delegação baiana — que inclui atletas, técnicos e familiares responsáveis — viaja com total apoio do Governo do Estado da Bahia. O suporte é oferecido por meio da Secretaria da Educação (SEC) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia). O auxílio garante as passagens aéreas e o fornecimento de uniformes de viagem e de competição.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.