Papa Leão XIV reage à prisão de Maduro e faz apelo por paz

Pontífice afirma acompanhar crise venezuelana com preocupação após operação dos EUA que prendeu Nicolás Maduro e Cilia Flores

Mundo Notícias
Papa Leão XIV reage à prisão de Maduro e faz apelo por paz
Foto: Reprodução/ VaticanNews

O papa Leão XIV afirmou, neste domingo (4), que acompanha com “profunda preocupação” os desdobramentos da crise política e institucional na Venezuela. A declaração ocorre após a operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e da esposa dele, Cilia Flores.

Segundo confirmação do presidente norte-americano Donald Trump, no sábado (3/1), Maduro e Cilia Flores foram detidos por forças dos Estados Unidos e levados para fora do território venezuelano. A ação intensificou a tensão internacional e reacendeu debates sobre soberania, direitos humanos e estabilidade política na América Latina.

Em mensagem divulgada pelo Vaticano, o papa destacou que “o bem do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre qualquer outra consideração”, defendendo a superação da violência e a busca por “caminhos de justiça e de paz, garantindo a soberania do país”.

Operação e acusações contra Maduro

Os Estados Unidos realizaram ataques em diversas regiões da Venezuela no sábado (3/1). Nicolás Maduro passou a ser alvo direto do governo Trump após ser apontado como chefe do chamado Cartel de los Soles, organização recentemente classificada por Washington como grupo terrorista internacional.

De acordo com as autoridades norte-americanas, o ex-presidente venezuelano responderá por crimes de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas. A acusação, apresentada em Nova York, prevê pena mínima de 20 anos de prisão, podendo chegar à prisão perpétua.

Apelo por direitos humanos e oração

Em sua fala, o papa Leão XIV reforçou a importância do respeito ao estado de direito, à Constituição e aos direitos humanos e civis. O pontífice também ressaltou a necessidade de união para a construção de “um futuro sereno de colaboração, estabilidade e concórdia”, com atenção especial aos mais pobres, afetados pela grave crise econômica no país.

“Rezo e convido todos a rezar, confiando nossa oração à intercessão de Nossa Senhora de Coromoto e dos santos José Gregório Hernández e Irmã Carmen Rendiles”, declarou o papa.

Prisão nos Estados Unidos

Após a captura, Nicolás Maduro passou a madrugada de domingo no Centro de Detenção Metropolitano (MDC), no Brooklyn, conhecido como a “prisão dos famosos”. A unidade abriga mais de 1,3 mil detentos e é utilizada para presos de alta relevância em processos federais.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.