Papa Francisco receberá alta neste domingo após 37 dias internado por pneumonia

Mundo
Papa Francisco receberá alta neste domingo após 37 dias internado por pneumonia
Foto: Grzegorz Galazka/Getty Images

O Papa Francisco, de 88 anos, receberá alta neste domingo (23), após passar 37 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, tratando-se de uma pneumonia bilateral. A boa notícia foi anunciada pela equipe médica responsável pelo pontífice neste sábado (22), que informou que ele retornará à sua residência no Vaticano. No entanto, o pontífice precisará de repouso por um período de dois meses e continuará sob cuidados médicos, em um regime conhecido como “alta hospitalar protegida”.

De acordo com os médicos, Francisco também passará por tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala, já que sua voz foi afetada pelo tempo prolongado de uso de oxigênio de alto fluxo. Embora a recuperação vocal ocorra gradualmente, ainda não há uma previsão exata para que a voz do Papa volte completamente ao normal. O pontífice poderá retomar suas atividades de forma progressiva, mas com um “estilo de vida mais calmo”, como afirmou o chefe da equipe médica, Sérgio Alfieri, diretor do hospital Gemelli.

“A boa notícia que o mundo esperava é que, amanhã, o Santo Padre será liberado”, declarou Alfieri, acrescentando que Francisco está se recuperando bem e, em breve, poderá retornar às suas atividades normais, mas com algumas limitações para evitar novos riscos à sua saúde.

Embora tenha se curado da pneumonia bilateral, os médicos recomendaram que o Papa evite encontros frequentes com grandes grupos de pessoas e atividades que exigem esforço físico, a fim de minimizar o risco de exposição a novos vírus.

Durante sua internação, a equipe médica destacou que Francisco estava “muito contente” com a notícia de sua alta, e que, nos últimos dias, ele perguntava constantemente: “Quando vou para casa?”. Os médicos elogiaram o comportamento exemplar do pontífice, que seguiu as orientações médicas de forma rigorosa. “O Papa foi um paciente exemplar. Ouviu nossas sugestões, e decidimos pela alta quando achamos que era o momento certo”, disseram os profissionais de saúde.

Apesar de momentos de agravamento em seu quadro de saúde, a equipe médica ressaltou que Francisco manteve um bom humor ao longo de sua internação de cinco semanas. Para celebrar sua recuperação, ele fará uma breve saudação aos fiéis neste domingo, ainda no hospital, como anunciou o Vaticano.

Com sua saúde em estágio avançado de recuperação, a equipe médica espera que o Papa continue a se recuperar de forma positiva nos próximos meses, retornando às suas atividades com cautela.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.