Outubro Rosa: Seminário em Salvador alerta para detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero

Outubro Rosa: Seminário em Salvador alerta para detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero
Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Na manhã desta quarta-feira (2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início à campanha Outubro Rosa com o seminário “Detecção Precoce Salva Vidas”, realizado no auditório da Faculdade Estácio, no Stiep. O evento, dedicado à conscientização e ao diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo enfermeiros, agentes comunitários e gestores distritais.

A técnica de Referência de Saúde da Mulher em Salvador, Dândara Santos, ressaltou que o objetivo da ação é reforçar junto aos profissionais de saúde a importância de abordar proativamente esses tipos de câncer. “Enfatizamos à sociedade civil que a detecção precoce realmente salva vidas, incentivando tanto mulheres quanto homens trans a se mobilizarem e procurarem nossas unidades de saúde, que estão preparadas para acolher todas as pessoas”, destacou.

O coordenador de Atenção Primária da SMS, Getisêmani Kundsen, sublinhou a importância desses momentos de troca, que permitem aos profissionais relembrar e adquirir novos conhecimentos, enquanto a gestão tem a oportunidade de ouvi-los. “É essencial que todos os servidores estejam sensibilizados sobre a importância do atendimento, independentemente de cor, religião, identidade de gênero ou orientação sexual”, acrescentou.

Programação

Durante o encontro, foram abordados temas como o panorama epidemiológico dos cânceres cervical e de mama, as diretrizes clínicas para o rastreamento do câncer de mama, os fluxos de encaminhamento para exames alterados e suspeitos no SUS, e a importância da prevenção e detecção precoce desses tipos de câncer na população LGBT+. Além disso, o evento apresentou o teste de DNA-HPV, um novo exame de rastreamento, e discutiu o projeto de descentralização do Siscan (Sistema de Informação do Câncer) na Atenção Primária à Saúde, que permitirá que os dados das pacientes sejam inseridos diretamente na unidade onde a coleta é realizada.

A enfermeira e coordenadora da USF em Paramana (na Ilha dos Frades), Kaline Vasconcelos, disse que o evento permitiu compreender o cenário atual em Salvador e no Brasil, além de discutir os fluxos de acesso aos serviços e desenvolver novas estratégias para aprimorar nossos indicadores de saúde. “Estamos em uma área onde a cultura local não favorece a conscientização sobre a importância de realizar exames citopatológicos com regularidade. Por isso, viemos discutir alternativas para sensibilizar a comunidade e fortalecer nossa aproximação com a rede de atenção”, completou.

Dia D

No dia 19 (sábado), será realizado o Dia D de atenção à saúde da mulher, voltado para o rastreamento dos cânceres de mama e colo do útero. Mais de 50 unidades de saúde estarão abertas para atender quem, devido ao trabalho ou outras atividades, não conseguem comparecer às consultas durante a semana, permitindo assim que mais mulheres realizem os exames necessários.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.