Oscar 2026 entra na reta final e Brasil surge como forte aposta
Votação termina nesta sexta (16), indicados saem dia 22 e produções brasileiras podem alcançar até nove indicações na premiação

Termina nesta sexta-feira (16) a votação que irá definir os indicados ao Oscar 2026. O processo, iniciado na última segunda-feira (12), envolve mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica que integram a Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS), entre atores, diretores, roteiristas e executivos.
Nesta primeira etapa, os votos são concentrados majoritariamente nas áreas de atuação de cada membro da Academia. A exceção é a categoria de Melhor Filme, na qual todos os votantes participam da escolha. A lista oficial de indicados será anunciada na próxima quinta-feira (22).
A 98ª cerimônia do Oscar está marcada para o dia 15 de março de 2026, em Los Angeles, com realização tradicional no Dolby Theatre.
Após uma temporada internacional marcada por prêmios e ampla repercussão, o cinema brasileiro chega fortalecido à fase decisiva da premiação. O principal destaque é O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que integra a pré-lista de Melhor Filme Internacional e também aparece entre os concorrentes a Melhor Direção de Elenco.
O longa ganhou ainda mais visibilidade após vencer o Globo de Ouro de Filme Internacional, consolidando-se como um dos favoritos entre os votantes da Academia.
O Brasil também marca presença com o documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, pré-selecionado em Melhor Documentário de Longa-Metragem, além do curta Amarela, de André Hayato Saito, que figura na lista de Melhor Curta-Metragem em Live Action.
Outros destaques incluem o documentário Yanuni e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, que integra a produção independente americana Sonhos de Trem, presente nas pré-listas técnicas. A expectativa é de que o país possa alcançar até nove indicações, incluindo a possibilidade de Wagner Moura disputar o prêmio de Melhor Ator por O Agente Secreto.



Comentários: