Operação Vaga Vip expõe venda ilegal de vagas para RG na Bahia

Polícia Civil investiga esquema criminoso que comercializava agendamentos da Carteira de Identidade Nacional em unidades do SAC

Notícias Polícia
Operação Vaga Vip expõe venda ilegal de vagas para RG na Bahia
Foto: Divulgação/ Ascom – PCBA

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), a Operação Vaga Vip, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de comercialização irregular de agendamentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A investigação é conduzida pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção (Draco), por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Dececap), e teve início após denúncia da própria coordenação da Rede SAC. Informações técnicas fornecidas pelo órgão foram fundamentais para identificar falhas e fraudes no sistema de agendamento gratuito do Governo do Estado.

Por determinação da Justiça, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, além de 11 medidas cautelares, incluindo o afastamento de nove servidores públicos suspeitos de envolvimento no esquema. As ações ocorreram simultaneamente nos municípios de Salvador, Candeias, Camaçari, Feira de Santana e Remanso.

De acordo com as investigações, servidores públicos estariam furando a fila regular de atendimento para beneficiar pessoas que pagavam valores indevidos. Paralelamente, intermediários sem vínculo com o Estado utilizavam o sistema eletrônico para capturar antecipadamente as vagas disponíveis, criando uma escassez artificial e revendendo os agendamentos à população.

O trabalho de inteligência da Polícia Civil continua para individualizar a responsabilidade dos investigados e apurar a possível ocorrência de lavagem de dinheiro proveniente dos lucros obtidos com o esquema ilegal. A coordenação do SAC reafirmou que colabora integralmente com as investigações, destacando o compromisso com a transparência e a gratuidade real do serviço público.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.