Operação Orion Scorpii derruba forte esquema de armas

Ação integrada entre estados prende suspeitos, apreende arsenal pesado e mira organização criminosa que abastecia diversos municípios

Bahia Polícia
Operação Orion Scorpii derruba forte esquema de armas
Foto: Divulgação/ Ascom – PCBA

A Polícia Civil da Bahia realizou, nesta quarta-feira (10), uma das maiores ofensivas recentes contra o comércio ilegal de armas no estado, durante mais uma etapa da Operação Orion Scorpii. Ao todo, oito suspeitos foram presos e 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma ação que mirou diretamente uma rede criminosa responsável por abastecer diversas regiões com armamentos clandestinos.

Coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), a operação integra a Renorcrim, iniciativa nacional do Ministério da Justiça voltada ao enfrentamento de organizações criminosas. A ação simultânea reforça a estratégia de sufocar estruturas de distribuição ilegal de armas que atuam dentro e fora do território baiano.

Os mandados foram cumpridos em Vitória da Conquista, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Brumado, Itapetinga, Jequié e Teixeira de Freitas. A investigação também avançou para fora do estado, atingindo alvos em Montes Claros e Itaipé (Minas Gerais) e em Goiânia (Goiás), demonstrando o caráter interestadual da organização investigada.

Durante as diligências, os policiais apreenderam um arsenal variado composto por fuzil, pistolas, revólveres, rifles, além de grande quantidade de munições. Veículos, dinheiro e outros materiais ligados ao comércio clandestino também foram recolhidos. Segundo a investigação, os itens abasteciam criminosos de diferentes regiões do Nordeste e Sudeste.

A operação mobilizou 120 policiais, incluindo equipes especializadas do Draco, além do suporte da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), da Dirpin/Sudoeste e das Polícias Civis de Goiás e Minas Gerais. A integração entre os estados foi fundamental para o avanço da investigação e a identificação de pontos estratégicos da rede.

Com mais esta fase da Operação Orion Scorpii, as autoridades reforçam o compromisso de desestruturar organizações armadas e reduzir o fluxo ilegal de armas que alimentam o crime organizado.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.