Operação mira núcleo político ligado ao Cv e cumpre mandados em vários estados

Uma operação da Polícia Civil do Amazonas foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (20) para desarticular um suposto “núcleo político” ligado à facção criminosa Comando Vermelho que operaria com acesso aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado.
Foram expedidos 23 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão que estão sendo cumpridos em Manaus e em outras cidades de diferentes estados do país, incluindo Belém e Ananindeua no Pará, Belo Horizonte em Minas Gerais, Fortaleza no Ceará, Teresina no Piauí e Estreito no Maranhão.
Entre os detidos durante a ação está uma integrante da Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus e ex-chefe de gabinete do prefeito, que, segundo a investigação, teria movimentado cerca de R$ 1,5 milhão para o grupo por meio de empresas de fachada.
A operação também resultou na prisão de um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas e ex-assessores de vereadores, além de outras pessoas suspeitas de facilitar atividades da organização criminosa. Investigações apontam movimentações financeiras atípicas e indícios de tentativa de obter informações sigilosas relacionadas a procedimentos legais para beneficiar o grupo.
As ordens judiciais autorizam ainda bloqueio de contas, sequestro de bens e quebra de sigilo bancário dos envolvidos. A operação segue em andamento enquanto policiais civis e equipes de investigação continuam cumprindo as medidas autorizadas pela Justiça.



Comentários: