“Operação histórica mobiliza mais de 2 mil agentes para garantir segurança na Lavagem do Bonfim”, diz secretário
Mais de 2.100 agentes, drones e câmeras com reconhecimento facial garantem a segurança da festa religiosa

Durante a tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (15), o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, detalhou o esquema especial montado para garantir um dia de paz, fé e segurança para baianos e turistas.
Segundo o gestor, a Operação Lavagem do Bonfim 2026 conta com a atuação integrada de mais de 2.100 policiais e bombeiros, além da participação de mais de 20 órgãos municipais, estaduais e federais, reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado no Centro de Operações e Inteligência.
“É um dia de festejar, de celebrar, um dia de fé. Para isso, desde as primeiras horas da manhã, ativamos o Centro Integrado de Comando e Controle, acompanhando todo o percurso da festa”, destacou Marcelo Werner.
O secretário também ressaltou o uso intensivo de tecnologia ao longo de todo o trajeto, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Ao todo, mais de 50 câmeras com tecnologia de Reconhecimento Facial estão em operação, além do uso de drones e equipes veladas da Polícia Civil, garantindo monitoramento contínuo da multidão.
“Vamos acompanhar tudo, desde o primeiro passo na Conceição da Praia até o último fiel no Bonfim. É um esforço integrado para garantir um dia de paz, tranquilidade e, acima de tudo, segurança para todos os baianos”, concluiu o secretário.
A Operação Lavagem do Bonfim 2026 reforça o compromisso das forças de segurança com a proteção da população em um dos maiores eventos religiosos e culturais da Bahia, que reúne milhares de fiéis e turistas todos os anos.



Comentários: