Operação Gatonet: Coelba remove fiação irregular em Salvador e mais 16 cidades

A Neoenergia Coelba iniciou esta semana a Operação Gatonet, uma ação de grande escala voltada para a remoção de cabos e equipamentos de telefonia e internet instalados de forma irregular nos postes de distribuição de energia. A operação acontece simultaneamente em 17 municípios baianos e tem como objetivo principal diminuir a poluição visual, aumentar a segurança e reduzir os riscos de incêndios causados pelos emaranhados de fios.
A ação se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, com equipes da distribuidora percorrendo as principais vias das cidades. Serão removidos cabos de provedores que não realizaram o processo de análise técnica e aprovação nos critérios de segurança da concessionária.
A empresa destaca que o gatonet é a principal causa do emaranhado de cabos, podendo provocar acidentes com a população e riscos de curto-circuito. Embora a responsabilidade pela manutenção seja das operadoras de telecomunicações, a Neoenergia Coelba atua de forma preventiva devido aos riscos à segurança dos baianos. Somente neste ano, a concessionária já removeu mais de 100 toneladas de cabos irregulares.
Municípios Alvo da Operação Gatonet
Os 17 municípios que estão recebendo a Operação Gatonet devido ao alto número de provedores irregulares são:
- Salvador
- Lauro de Freitas
- Camaçari
- Alagoinhas
- Barreiras
- Brumado
- Guanambi
- Ibipeba
- Itaberaba
- Jacobina
- Jequié
- Juazeiro
- Paulo Afonso
- Queimadas
- Santa Bárbara
- São Félix do Coribe
- Vitória da Conquista
Recomendação da Coelba e Canal de Regularização
A Neoenergia Coelba lançou um portal para que a população possa verificar se a operadora de internet que presta o serviço é regularizada e atende aos critérios de segurança. A distribuidora recomenda que os consumidores contratem apenas os provedores regulares, que podem ser consultados no link da empresa.
Para os provedores que estão em situação irregular, a Neoenergia Coelba disponibiliza um canal exclusivo para regularização e orientações. As empresas devem entrar em contato através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com para evitar a retirada dos cabos e a interrupção do fornecimento de internet aos seus clientes.



Comentários: