O ONISCIENTE: Pedra sobre pedra
Confira a coluna O Onisciente
![O ONISCIENTE: Pedra sobre pedra](https://soudabahia.com.br/wp-content/uploads/2025/01/onipresente.jpg)
PEDRA SOBRE PEDRA
Depois de colocar a prima para se candidatar e assumir o seu lugar na prefeitura, um ex-gestor na Bahia ganhou uma “boquinha” de presente no primeiro escalão da Administração Pública. Dizem por aí que o rapaz quer fazer a prima de fantoche, e continua mandando. Como diria o ex-governador Octávio Mangabeira: pense no absurdo, na Bahia tem precedente.
DIGO É NADA
Depois de assumir a gestão municipal de Mutuípe e encontrar um cenário caótico na prefeitura, o prefeito João Rauedys (PT) precisou suspender o expediente por alguns dias para tomar pé da bagunça deixada pela equipe da ex-gestão. O Tribunal de Contas, o Ministério Público e até a Polícia já estão cientes dos malfeitos da turma do atraso, que impediram a transição de governo e sonegaram informações ao novo gestor. Digo é nada!
COM MORAL
Os ex-prefeitos de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT), e de Belo Campo, Quinho (PSD), estão cheios de moral. No encontro de prefeitos da UPB, eles posaram para foto com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ouviram dele: “essa foto é da chapa em 2026”. Nos bastidores, especula-se Quinho como candidato a vice, enquanto Júlio deve ir para a ALBA.
SOZINHO
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), corre sério risco de ficar sozinho em 2026. Isso porque Jerônimo está levando todos os seus apoiadores no interior. Já está quase tudo certo para que os prefeitos Zé Cocá (PP) de Jequié; Júnior Marabá (PP) de Luís Eduardo Magalhães; Ednaldo Ribeiro (Republicanos) de Cruz das Almas; e Marcelo Belitardo (União Brasil) de Teixeira de Freitas apoiem a reeleição do governador no próximo ano. Isso só para falar nos mais famosos.
RECLAMAÇÃO
Os ex-aliados de Neto no interior reclamam que ele não dá o suporte necessário a seus liderados, especialmente depois que perdem eleição. Os que ganham, por outro lado, têm encontrado a mão do governo do estado estendida, garantindo investimentos nos municípios. Aí os prefeitos se apaixonam.
SOCIÁVEL DEMAIS
A equipe de Jerônimo anda reclamando da sociabilidade excessiva do governador. Em suas agendas, o petista quer falar com todo mundo, dar atenção a todo mundo, fazer selfie com todos que pedem e acaba alongando demais a pauta. Ontem, no Centro de Convenções de Salvador, toda a equipe do governador saiu esgotada, depois de horas de fotos de Jerônimo com prefeitos do interior.
A QUERIDINHA
A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito (PT), foi uma que saiu bem cansada do Centro de Convenções. Apesar do esgotamento, ela sorriu para todas as fotos com os prefeitos do interior. Por essas e outras, é a queridinha de Jerônimo no CAB e deve ser candidata a deputada federal em 2026.
VAI CUMPRIR?
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) tinha um acordo com o presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB), de que a Educação municipal voltaria a ser comandada pelos tucanos. Até agora, porém, ele resiste em retirar Thiago Dantas da SMED, o que vem irritando Muniz e seus aliados.
VAI CUMPRIR
Não é boa ideia Bruno Reis não cumprir o acordado. O prefeito já teve um gostinho do que é ter o presidente da Câmara contra si recentemente, no finalzinho do mandato de Geraldo Júnior (MDB) no legislativo municipal. Além do mais, Muniz é parceiro de primeira hora do S da OAS e não teria problema nenhum em caminhar com Jerônimo em 2026.
P… DA VIDA
A base do prefeito Bruno Reis anda p… da vida com o chefe do Executivo municipal. Quem se rebelou agora foi o vereador Sidninho (PP), que colocou a boca no trombone e afirmou que o futuro dos vereadores do PP “está indefinido” na cidade.
VAI DEBANDAR?
Sidninho jurou fidelidade ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, mas o olho grande já pensa na disputa de 2026, quando deve tentar algum cargo em Brasília ou no Centro Administrativo da Bahia. Bruninho que se cuide!
FALANDO NELE
O prefeito de Salvador tá com a moral em baixa com os vereadores, por sinal. Os edis vem se queixando aos quatro cantos que não conseguem sequer marcar uma conversa com Bruno. Se continuar assim, pode terminar igual ao seu líder, ACM Neto, a ver navios.
PROMESSA FURADA
O vereador Kiki Bispo (União Brasil) se reelegeu para a Câmara Municipal com milhares de votos de moradores de Castelo Branco, o seu berço eleitoral. Apesar de ser legislativo, prometeu usar sua influência sobre a prefeitura para garantir manutenção de praças e melhorias de iluminação, coisas simples de se resolver. Mas nenhum passo foi dado. Até o banheiro químico que ele arrumou para uma festa de Natal na Terceira Etapa, mais de um mês depois, ainda segue no mesmo lugar, exalando aquele odor nauseabundo…
A FAVOR DA EMPREGADORA
A Tronox segue sua trajetória de poluição no litoral baiano, com consequências trágicas para a população local. Todo esse caos poderia ter acabado há mais de duas décadas, mas a ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), que tem contrato de trabalho com a empresa há uns 40 anos, segundo ela mesma, agiu em favor da Tronox quando era deputada. Complicado.
LEGADO
Outro legado ruim que Moema deixou foi sua gestão na prefeitura de Lauro de Freitas. Sem dinheiro em caixa para pagar os servidores, a atual prefeita Débora Regis (União Brasil) se viu numa situação calamitosa no início do mês. Isso sem falar na cidade esburacada, com a qual a nova gestora terá que lidar.
BOMBA RELÓGIO
A gestão de Elinaldo Araújo (União Brasil) também deixou várias bombas para Luiz Caetano (PT) desarmar em Camaçari. São vários contratos assinados sem que o município tenha condição de arcar com o pagamento. Até contrato em dólar foi feito. Como a moeda americana subiu, o negócio ficou difícil de pagar. Agora, a nova administração tenta renegociar e já decidiu que vai responsabilizar Elinaldo na Justiça.
CHORE MAIS BAIXO
O líder do governo na ALBA, Rosemberg Pinto (PT), chora as pitangas após a sucessiva articulação para a composição da 1ª vice-presidência da Casa. Não adiantou muito botar o pé na porta, porque no fim acabou sendo esfaqueado por aliados e perdeu a vaga para Ivana Bastos (PSD).
SECA-PIMENTEIRA
Ivana, por sinal, está cada vez mais próxima do seu velho sonho de presidir a ALBA. Ficando com a 1ª vice da Casa, ela agora apenas torce para que Adolfo Menezes (PSD) tenha sua reeleição frustrada pelo STF. Na espreita, a deputada mais votada do legislativo baiano está secando o colega de partido.
NORDESTE COM LULA
A chegada do baiano Sidônio Palmeira à Secom de Lula já começou a mudar a cara da comunicação do governo federal. O presidente da República agora aparece mais nas redes sociais, no mesmo estilo jovial do prefeito de Recife, João Campos. O líder pernambucano, sucesso de popularidade em seu estado, é a nova inspiração presidencial.
Comentários: