Ônibus param no Nordeste de Amaralina e São Marcos após protestos

Bahia Polícia Salvador
Ônibus param no Nordeste de Amaralina e São Marcos após protestos
Luan Julião | Sou da Bahia

O serviço de transporte público por ônibus permanece suspenso em duas importantes regiões de Salvador nesta terça-feira, 30 de setembro. Moradores dos bairros do Nordeste de Amaralina e São Marcos realizaram manifestações em protesto contra ações policiais ocorridas no último final de semana, o que levou à interrupção total das linhas que atendem as comunidades.

Não há, até o momento, previsão para o restabelecimento do serviço nos bairros afetados, impactando diretamente milhares de passageiros que dependem do transporte diariamente. A Polícia Militar reforçou o patrulhamento nas áreas.

Bloqueios e Vandalismo no Nordeste de Amaralina

A paralisação no Nordeste de Amaralina começou na tarde de segunda-feira (29), após populares se revoltarem com uma operação policial que resultou em uma mulher baleada no domingo (28). A vítima, identificada como Camila Ricardo, de 38 anos, foi atingida na localidade de Santo André. Ela foi prontamente socorrida por policiais militares e levada ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde recebeu atendimento médico.

O protesto de segunda-feira escalou quando, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), manifestantes invadiram dois coletivos, forçaram a retirada de todos os passageiros, tomaram as chaves e utilizaram os veículos para bloquear importantes vias de acesso. Os ônibus envolvidos nas ocorrências foram:

  • Linha 0140 – Cardeal da Silva x Rio Vermelho: O veículo foi atravessado na Rua Visconde de Itaboraí, em Amaralina.
  • Linha 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3: O ônibus bloqueou o acesso no Vale das Pedrinhas.

A Polícia Militar e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram acionadas. As vias foram liberadas, e a situação normalizada por volta das 16h da segunda-feira, mas o serviço de transporte foi mantido suspenso como medida de segurança.

Manifestação em São Marcos por Morte de Adolescente

No bairro de São Marcos, a circulação de ônibus também foi interrompida após manifestações de moradores. Os protestos são motivados pela morte do adolescente Caíque dos Santos Reis, de 16 anos, ocorrida durante uma ação policial na tarde do último domingo (28).

Moradores realizaram atos, incluindo a queima de entulhos em vias próximas à Avenida Gal Costa, para cobrar justiça pela morte do jovem. Segundo informações levantadas, Caíque não possuía envolvimento com a criminalidade. Ele era estudante, trabalhava como barbeiro e, tragicamente, iniciaria seu primeiro dia como atendente de confeitaria nesta segunda-feira. O corpo de Caíque foi sepultado no Cemitério Quinta do Lázaros, na Baixa de Quintas, na segunda-feira.

A Transalvador confirmou que, devido à persistência do clima de insegurança, os ônibus que atendem São Marcos estão desviando o trajeto pela Via Regional, evitando a entrada no bairro, e ainda não há previsão de quando o transporte voltará a operar com a rota normal.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.