O samba continua: Neto de Riachão lança audiovisual e celebra 104 anos do mestre no Suco de Bahia

No mês da Consciência Negra, Salvador será palco de uma dupla celebração: os 104 anos de nascimento de Riachão (1921–2020), um dos maiores mestres do samba da Bahia, autor de clássicos como “Cada Macaco no Seu Galho” e “Retrato da Bahia”, e o lançamento do audiovisual Suco de Bahia, criado por seu neto, o cantor, compositor e multi-instrumentista Taian Riachão, que transforma palco, chão e tela em uma grande homenagem ao avô.
O evento acontece no dia 14 de novembro, no Pátio da Ordem Terceira, no Pelourinho, e marca a 15ª edição do Suco de Bahia — evento cultural que há anos movimenta a cena soteropolitana e que em 2025 unirá tradição e inovação, reverenciando a memória do sambista que fez do Centro Histórico um dos grandes redutos do samba na capital baiana.
Além do lançamento, a noite terá apresentações ao vivo e participações especiais, num roteiro que conecta passado e presente, fazendo jus a citação do mestre: “o samba nunca morre, só renasce diferente”. A obra de Taian, que também é arquiteto, reflete o aprendizado herdado do avô e a busca por novas sonoridades da música negra brasileira.
“Meu avô sempre acreditou na infinitude do samba da Bahia. Hoje, eu canto e toco como um ato de resistência, para somar forças ao coletivo de pessoas que continuam perpetuando essa memória — que também é memória e continuidade do samba no Brasil”, destaca Taian.
Audiovisual – Gravado no próprio Pelourinho, território onde Riachão fez muitas apresentações e ajudou a eternizar o samba baiano, Suco de Bahia será lançado simultaneamente no YouTube e no Spotify. A produção visual e musical traz participações de Clarindo Silva, ícone do Pelourinho e da cultura baiana que por mais de sete décadas manteve uma grande amizade com o sambista, e de Tiri de Castro, cantor da nova cena musical, que soma frescor e contemporaneidade à homenagem.
O ponto culminante do audiovisual é o pot-pourri “De Riachão a BaianaSystem”, que conecta o legado do mestre às novas expressões da música baiana. O audiovisual também inclui releituras de canções de Liniker, Belo e Péricles, atravessando a Bahia em ritmo, textura e energia.
O repertório abre com um samba de roda em reverência às origens do gênero, seguido de quatro faixas inéditas compostas por Taian e parceiros — Só Agora, Valer a Pena, Coração Passarinheiro e Vai Sonhar Sozinha. A direção musical é de Tiago Farias, com arranjos assinados por Taian Riachão, Eduardo Reis, Leandro Tigrão e o próprio Farias.
Riachão – Nascido Clementino Rodrigues, no bairro do Garcia, Riachão atravessou mais de oito décadas cantando a Bahia com humor, poesia e irreverência. Suas composições, gravadas por nomes como Ivone Lara, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elza Soares, Matinho da Vila, Arlindo Cruz, Cassia Eller, dentre outros, moldaram a identidade musical do país.
Símbolo de resistência e guardião da tradição, Riachção mantem o samba vivo nos becos e ladeiras de Salvador – e é esse espírito que move o Suco de Bahia: um tributo de continuidade feito por quem reverencia o samba como farol da memória, da resistência, da luta antirracista e da liberdade criativa.
Suco de Bahia: a gira cultural
Criado por Taian Riachão em parceria com o produtor cultural Ícaro Ambrozi, o projeto chega à sua 15ª edição reafirmando-se como um dos eventos mais pulsantes da cena cultural soteropolitana. Transformando o Centro Histórico em um grande terreiro urbano de celebração da música, da ancestralidade e da alegria popular, o Suco de Bahia ecoa neste ano os pandeiros, percussões, cuicas, cavaquinhos, violões, vozes e os sorrisos de Riachão. Com estética vibrante, o evento tornou-se ponto de encontro entre gerações e ritmos — um movimento vivo da cultura afro-baiana.
Serviço
Evento: 104 anos de Riachão + Lançamento do filme “Suco de Bahia”
Data: 14 de novembro (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Pátio da Ordem Terceira – Pelourinho, Salvador (BA)
Artista: Taian Riachão
Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: www.bilheteriadigital.com/suco-de-bahia-14-de-novembro
Realização: Suco de Bahia
Contato para imprensa e entrevistas: Fani Santos – (21) 96478-0908



Comentários: