O ONISCIENTE: Tem que ter compromisso com as promessas, mesmo as sem jeito

O ONISCIENTE: Tem que ter compromisso com as promessas, mesmo as sem jeito

SEM COMPROMISSO I
O clima do PP em Salvador permanece de total insatisfação pela maioria dos vereadores da sigla. O secretário municipal de Governo, Cacá Leão (PP), prometeu a seus pares de partido que um dos edis eleitos teria direito a uma pasta na gestão de Bruno Reis (União Brasil), mesmo que fosse a dele. Já estamos em fevereiro e nada do acordo ser cumprido.

SEM COMPROMISSO II
De portas fechadas na prefeitura, Cacá sequer escuta os seus correligionários. A novidade agora foi a nomeação de novos membros para Segov, órgão comandado pelo filho do Bonitão, o que irritou ainda mais os vereadores que estão a ver navios. Parece que o Bonitinho não é muito afeito a cumprir seus compromissos.

EXEMPLO
Cacá Leão deveria se espelhar no seu chefe, o prefeito, que cumpriu o acordo que fez com o PSDB, entregando uma secretaria para o partido fazer aportar sua base eleitoral. Era para ser a Educação, mas foi a Saúde. Tudo bem que Bruno não fez isso com sorriso na boca e foi muito pressionado até cumprir, mas, pelo menos, ele cumpriu.

PROMESSA SEM JEITO
O crime da prefeitura foi amar demais. Ou prometer demais. Durante a campanha eleitoral, o grupo político de Bruno Reis e ACM Neto (União Brasil) fez muitas promessas, não apenas em Salvador, mas também na Região Metropolitana. Agora, o orçamento municipal não tem espaço para tanto compromisso assumido. E Camaçari foi para o outro lado. Complicou.

SÓ MILAGRE
Falando em Camaçari, o prefeito Luiz Caetano (PT) pegou uma bomba armada pelo ex-prefeito Elinaldo Araújo (União Brasil). Nos primeiros 40 dias, o desafio foi pagar as contas e fazer os ajustes necessários para a cidade voltar a andar, depois da destruição deixada pela gestão anterior. Apesar disso tudo, com apoio federal e estadual, o novo gestor tem se aproximado de um milagre.

ANTIGUIDADE NÃO É POSTO
Quem anda se queixando de abandono é o vereador Téo Senna (PSDB). O decano, que ficou de fora das principais comissões da Câmara Municipal de Salvador, fez uso da palavra no plenário para reclamar de que foi limado das comissões. Os lamentos ficaram por lá mesmo e o tucano saiu irritado do recinto.

TUCANOS EM EXTINÇÃO
Os tucanos estão em processo de extinção e isso tem pouco a ver com o desastre ambiental provocado pela humanidade. É que o PSDB, partido nascido da chamada “esquerda do MDB” e que foi fundamental para a estabilização monetária do país e pelo fim da inflação, está em vias de acabar.

A VOLTA DA PAQUERA
Quem está esfregando as mãos à espera dessa união é o governo do estado. Se o PSDB for incorporado ao PSD, tão governista na Bahia, a base de Jerônimo pode ganhar reforços importantes visando a reeleição em 2026. Isso já foi ensaiado em 2023, quando Carlos Muniz (PSDB) “paquerou” o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

FARRA
O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes (PSD), prometeu várias vezes que terminaria com a farra das honrarias. Mas, ao que parece, não funcionou. Isso porque o deputado Nelson Leal (PP) propôs a maior honraria da Casa, Comenda 2 de Julho, à cantora norte-americana Beyoncé. Que onda…

OPORTUNIDADE
Talvez Nelson Leal tenha se sentido à vontade para propor a homenagem a Beyoncé depois que a Justiça derrubou a reeleição de Adolfo, levando para a presidência da ALBA a deputada Ivana Bastos (PSD). Essa pode ser a oportunidade perfeita para que os parlamentares emplaquem honrarias para seus ídolos musicais. E que Deus nos proteja!

FELIZ DA VIDA
Ivana, por sinal, anda toda sorridente por aí. Nesta quinta-feira, 13, apareceu em um evento do MP-BA como chefe do Legislativo, distribuindo simpatia. A deputada mais votada do estado nunca escondeu que sonhava ser presidente da ALBA. Agora é ver como ela se comporta como detentora desse poder.

PRIVILÉGIOS
Os privilégios do Judiciário ficam explícitos nos cardápios de seus eventos. Quando o negócio é dos tribunais ou do MP, sai doce, salgado, bebida, tudo da melhor qualidade. Já quando o negócio é do governo do estado ou da ALBA, fiquem satisfeitos com água e café, quiçá um chocolate quente. Na prefeitura de Salvador, piorou, é água mineral e nada mais.

SEM PACIÊNCIA NEM ESPERANÇA
Se até Jerônimo já “perdeu a cabeça” com a Internacional Travessias Salvador (ITS), imaginem os baianos que convivem com esse sistema há anos? Não adiantam os diversos recados, porque o serviço vai continuar sempre o mesmo. A ponte, que pode nos salvar, a gente sabe, não sai nesta década.

SENADO SAFADINHO
Calma, não vamos falar nenhuma baixaria. É que o PRTB, partido do coach Pablo Marçal, quer lançar para candidato ao Senado pelo Ceará em 2026 o cantor Wesley Safadão. Evangélico, o artista poderia atrair o voto sagrado e o voto profano. O cearense se juntaria ao goiano Gusttavo Lima, que também está sendo procurado pelo partido para ser senador.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.