O ONISCIENTE: Semana perdida

SEMANA PERDIDA
Parece que muitos deputados estaduais resolveram emendar o feriadão da Semana Santa com o próximo. Na ALBA, a semana foi perdida. As comissões estiveram completamente esvaziadas e as sessões do plenário não duraram nem dois minutos cada uma. Nem um mísero parlamentar subiu ao púlpito para falar alguma coisa. Mas os salários seguem em dia.
ALERTA
O novo comando da Polícia Militar já chegou descascando pepino com a operação fracassada da corporação no bairro da Engomadeira, em Salvador, que resultou na morte da jovem de 19 anos, Ana Luíza. A área, considerada calcanhar de Aquiles do governo estadual, ainda vai dar muito pano pra manga.
QUEM LEVA? I
Cada vez mais próxima de se concretizar, a federação entre PP e União Brasil já chega dando uma leve dor de cabeça. Isso porque parte dos progressistas querem Jerônimo, já o União fica com ACM Neto. Como ficará essa queda de braço em 2026? É o que vamos conferir.
QUEM LEVA? II
Outra disputa que se aproxima se dá no seio da fusão entre o PSDB e o Podemos. Os tucanos são oposição no estado, mas, com atuação do deputado federal Adolfo Viana e do vereador Carlos Muniz, tudo indica que o novo partido ficará com Jerônimo na Bahia e Bruno Reis em Salvador. Quem não está gostando nada disso é Tiago Correia, líder oposicionista na ALBA.
QUEM LEVA? III
O mago das articulações governistas, Adolpho Loyola, é claro, já está se movimentando para garantir que o PSDB-Podemos fique de vez na base de Jerônimo. A estratégia passaria por filiar alguns insatisfeitos do PP à nova legenda, impedindo que o grupo de Tiago Correia prospere.
PV ESVAZIADO
Quem deve voltar ao seu lugar é o PV. O partido não quer seguir na federação com o PT e, assim, perderá seus principais quadros na Bahia. Ninguém assume publicamente, mas Bacelar, Roberto Carlos e Ludmilla Fiscina devem procurar novos partidos para 2026.
PDT DE VOLTA
Roberto Carlos, por exemplo, pode retornar ao PDT em 2026. Tudo depende de Félix Mendonça Junior conseguir emplacar o retorno dos trabalhistas à base do governo da Bahia. O chefão do PDT à nível nacional, ministro Carlos Lupi, já avalizou a movimentação lá em Brasília, ao lado do também ministro Rui Costa. Faltam detalhes.
E AGORA?
Com isso se consolidando, agora é descobrir para onde irão o deputado federal Leo Prates e a vice-prefeita Ana Paula Matos. Ambos são filiados ao PDT, mas certamente estarão com ACM Neto em 2026. Entre os trabalhistas, tudo indica que isso não vai rolar.
SE COMPLICANDO
O senador Angelo Coronel não para de cavar sua própria cova no grupo governista. Depois de tentar usar o orçamento da União como moeda de troca política visando 2026, ele agora ousou comparar o PT baiano com os nazistas. Quem quer um aliado desses? Talvez ACM Neto.
PERIPÉCIAS
As peripécias dos vereadores de Salvador vão além da antecipação da corrida eleitoral. Nos corredores dos gabinetes dos parlamentares, o assunto é o modo em que uma certa vereadora vem tratando os seus assessores. São tantas queixas que tem assessor pensando em denunciar a ‘princesinha’ da Câmara.
PERIPÉCIAS II
Uma das queixas que chegou no ouvido deste Onisciente trata-se do repasse do salário dos assessores. Tem servidor que, mesmo nomeado, recebe uma merreca. O valor é tão pouco que chega a ser comparado a um estagiário. É duro!
TRAQUINA
A nova legislatura da Câmara Municipal de Salvador está acumulando algumas traquinagens quando o assunto é empresa. A primeira, um contrato minúsculo, mas que chama atenção por autorizar compras de passagens aéreas para viagens internacionais. A nova é o contrato gordo de R$ 10 milhões com uma empresa de comunicação e marketing da Bahia. O Onisciente está de olho, esperando a próxima.
Comentários: