O ONISCIENTE: Milhões no apê

ENFIM, SAIU
Para a felicidade geral da Nação, enfim saiu o Orçamento Geral da União para 2025. Com a sanção do presidente Lula, agora os investimentos poderão voltar ao normal e algumas categorias federais, que esperavam pelo reajuste do ano, poderão finalmente contar com a reposição inflacionária. Dinheiro no bolso, trabalhador tranquilo.
FICOU FEIO
Não ajudou em nada, nas pretensões eleitorais do senador Angelo Coronel, toda a chantagem que ele fez com o PT enquanto relator do orçamento. Magoados, os petistas baianos agora estão mais convencidos ainda de que Coronel deve ser excluído da chapa em 2026.
PAU PRA TODO LADO
Por falar em petistas baianos, a típica confusão entre as várias tendências ideológicas do PT está em curso nos bastidores. Muita gente lançando pré-candidatura e fuzilando seus possíveis adversários em comentários reservados. Se quiser consenso, o senador Jaques Wagner vai ter que deixar Brasília um tempinho e atuar em território local.
SEM ACORDO I
O negócio está tão feio dentro do PT que respingou até na ALBA. O líder do governo Rosemberg Pinto teria feito um acordo que garantia a Junior Muniz um lugar na mesa diretora. Agora, porém, o cacique petista apoia Fátima Nunes para a primeira vice-presidência da Assembleia, indignando Muniz.
SEM ACORDO II
Junior, inclusive, articulou com a maioria da ALBA, para garantir que, num bate-chapa contra Fátima, ele levasse a melhor. Percebendo que perderia a briga, Rosemberg atuou junto à presidente da Assembleia, Ivana Bastos, para ir adiando a votação que decidirá a primeira vice-presidência da Casa.
SEM ACORDO III
Acontece que, ao descobrir que Junior Muniz vai viajar para a China neste final de semana, só retornando depois do feriado, Rosemberg já articulou com Ivana para que a votação aconteça na próxima terça-feira. Dessa forma, só Fátima estará na Casa para a disputa. Por isso, Muniz está uma arara com seu líder.
SEM ACORDO IV
Enquanto Junior tenta convencer Ivana a adiar mais uma vez a votação, Rosemberg já espalhou nos bastidores que o PT entrou em acordo e Fátima será candidata única. Muniz, é claro, nega. Mas não adiantou muito. Durante esta semana, Fátima já foi chamada de “minha vice” por quase todo mundo na ALBA.
PRECARIZAÇÃO
A pedido de Jerônimo, a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, tem trabalhado arduamente para atender às demandas dos prefeitos de toda a Bahia. Ao mesmo tempo, em Salvador, o bicho anda pegando no Hospital Geral do Estado. A empresa que gere a unidade, conhecida como IGH, não tem pagado corretamente os técnicos de enfermagem, que agora ameaçam paralisar o HGE. Tem que resolver.
TRAQUINA
A nova legislatura da Câmara Municipal de Salvador vem cercada de contratos bem recheados com grandes empresas. Um certo grupo de comunicação e marketing é o felizardo da vez e vai faturar, ao todo, R$ 10 milhões durante um ano. A garantia é de cofre gordo até 2026.
PUXADINHO
A Segov de Salvador virou o puxadinho dos derrotados. O nomeado agora é o ex-GCM Maurício Lima Rosa. Mas, antes, uma leva de derrotados já vinha sendo abrigada na pasta, quase sempre na mesma função: assessor parlamentar, grau 58. Quem será o próximo a ganhar um espacinho na prefeitura?
TUDO EM CASA
Que emocionante reviravolta na carreira da primeira-dama de Alcobaça! A ilustríssima Euricrene Rocha Ramos Muniz, esposa de Zico de Baiato, agora trilha os corredores da Assembleia Legislativa como funcionária do deputado estadual Marcinho Olivera. E o melhor de tudo: por um salário tão baixinho, coitada…
PARA UM MALUCO, OUTRO
E, mais uma vez, o deputado Pastor Sargento Isidório chamou a atenção em Brasília. Além de ter cantado um louvor cristão durante uma sessão, ele sugeriu que fosse enviado pela Câmara para conversar com Donald Trump nos EUA. O objetivo é convencer o presidente americano a encerrar a guerra comercial que tem assustado o planeta. Isidório tem um ponto: para conversar com um doido, só outro doido. “De maluco, eu entendo”, garantiu.
NO PEITO, O ESQUADRÃO
Teve página antipetista nesta semana tentando crucificar o deputado Valmir Assunção por ter faltado a uma sessão na Câmara dos Deputados para viajar ao Uruguai e torcer pelo Bahia na Libertadores. Mas o tiro saiu pela culatra e o povo, nos comentários, deixou claro que, no lugar do parlamentar, teria feito o mesmo. Prioridades, né?
OS MILHÕES NO AP I
O líder Geraldo Júnior tropeçou nas próprias pernas durante seu programa de rádio. Entrevistando Geddel Vieira Lima, ele questionou sobre os milhões encontrados em malas dentro de um imóvel do ex-ministro. A pergunta gerou constrangimento em Geddel, que não respondeu e deixou o próprio Geraldo constrangido. Logo, percebeu-se que era melhor não falar nada.
OS MILHÕES NO AP II
Para quem não sabe, aqueles milhões encontrados no apartamento de Geddel eram dinheiro guardado para um certo caixa 2 de campanha. Como o dinheiro foi apreendido, acabou que o rapazinho que seria beneficiado pelo caixa 2 desistiu de se lançar candidato. Na Justiça, tudo caiu na responsabilidade dos Vieira Lima, mas o Onisciente não esqueceu de quem andava ao lado.
OS MILHÕES NO AP III
Na Overclean, três amigos do rapaz já foram alvos. Mas, por enquanto, o quase-beneficiário daquele caixa 2 apreendido pela PF segue sem ser importunado. E falando nas redes sociais de outros temas supostamente mais interessantes (para ele).
ESPERTEZA
No interior, muito prefeito recém-eleito utilizou do discurso de “máquina quebrada pela gestão anterior” para aplicar um decreto emergencial de calamidade financeira e, com isso, fazer o que quiser na administração. O Onisciente está de olho na movimentação e vai chegar em cada um desses gestores.
Comentários: