O ONISCIENTE: Cadê você, sumido?

O ONISCIENTE: Cadê você, sumido?

CADÊ VOCÊ, SUMIDO? I
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, parece estar cada vez mais tentando fugir dos holofotes da imprensa após as recentes polêmicas. Com a gestão devendo o pagamento de alguns acordos, o Executivo vem adotando a lei do silêncio com os jornalistas. Sem pauta, sem coletiva, sem confusão.

CADÊ VOCÊ, SUMIDO? II
Certamente, outro motivo do sumiço de Bruno Reis é a falta do pagamento de piso salarial a servidores da prefeitura. Imagine que tem gente na gestão municipal que recebe um salário líquido abaixo do mínimo. E quem sai às ruas do Centro Antigo vê protestos dos trabalhadores, com paralisação e greve.

BAMBULUÁ
O blogueiro parece ter passado a adolescência assistindo à programação da TV de sua família pela manhã. Ainda hoje, ele parece preso ao mundo de Bambuluá. Agora, está dizendo que é mais fácil enfrentar a chapa com Jerônimo, Wagner e Rui em 2026. Agora é aguardar o próximo delírio.

O SUCESSOR
Nos bastidores, já se fala até em quem seria o sucessor petista de Jerônimo em 2030. Na casa de apostas, o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, aparece como favorito. Ele não tem desejos eleitorais, mas é um petista raiz e, se o partido convocar, todo mundo sabe que ele vai.

A SUCESSORA
Mas também aparece na lista de sucessão a secretária da Educação, Rowenna Brito. Queridinha do governador, dos servidores e até dos estudantes, a petista não assume, mas tem sim pretensões eleitorais de curto e médio prazo. Ela ainda não sabe se será candidata a deputada em 2026, mas já se prepara para isso.

TUDO DIFERENTE
As muitas federações e fusões que estão sendo negociadas em Brasília podem mudar drasticamente o tabuleiro político da Bahia. Gente que era do PDT pode ir para o PP, enquanto uma galera do PP pode chegar ao Avante. Um do PV pode retornar ao PDT, ao mesmo tempo em que outro verde gostaria de voltar ao Podemos, mas não sabe se poderá.

A HORA DA VERDADE I
A nova queda do baiano Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF pode ter um desfecho diferente do anterior. Com menos apoio político das federações, o sinal que vem sendo dado é que Gilmar Mendes pode não segurar o dirigente no posto e que uma nova eleição deve ser convocada.

A HORA DA VERDADE II
A verdade é que Ednaldo não vai cair pela farra que fez com o dinheiro da CBF, mas sim porque sua gestão atraiu muitos holofotes negativos da imprensa e, dessa forma, a vida boa dos dirigentes estaduais ficou muito escancarada. Agora, os caras querem voltar ao anonimato, sem ninguém encher o saco.

A HORA DA VERDADE III
No ano passado, os senadores da Bahia, mais intensamente o tricolor Jaques Wagner e o rubro-negro Otto Alencar, atuaram nos bastidores para garantir o retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF. Depois de tanta confusão, ninguém sabe mais se os parlamentares vão querer comprar essa briga.

QUEM FOI O FALASTRÃO
A viagem internacional do presidente Lula à China rendeu desconforto e climão dentro da sua comitiva, após informações vazadas à imprensa sobre um posicionamento da primeira-dama Janja em relação ao TikTok. A saga interna agora é para saber quem foi o falastrão. 

QUEM FOI O FALASTRÃO II
No rádio-corredor, especula-se os nomes de dois baianos: o deputado federal Elmar Nascimento e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que já havia torcido a boca para as intromissões de Janja no governo. O falastrão, que deve estar correndo como o diabo corre da cruz, vai ter que se explicar.

A VER NAVIOS
Não passou batido por este Onisciente que o governador Jerônimo Rodrigues falou diversas vezes que iria à China se fosse para buscar uma assinatura de Xi Jinping no novo acordo da ponte Salvador-Itaparica. Agora, a conversa já está diferente: não ia ter assinatura nenhuma e os chineses ainda apareceram com novas demandas.

A TODO VAPOR
Se a ponte Salvador-Itaparica parece ter empacado lá na China, com o VLT a população pode se animar. O cronograma das obras está avançado e a manutenção dos trens, no interior de São Paulo, está acelerada. O governo está seguro de que pelo menos um trechinho do modal deve ser inaugurado antes das eleições estaduais.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.