O ONISCIENTE: Bloco do eu sozinho

O ONISCIENTE: Bloco do eu sozinho

BLOCO DO EU SOZINHO I
Sozinho, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, está sem eira e nem beira. Cada vez mais isolado, o cacique do União Brasil deve sair mais fraco caso realmente se aventure a mais uma candidatura a governador. É tanta debandada, que, daqui a pouco, não sobra nem pó (e nem bronze) para o líder da oposição colar imagem.

BLOCO DO EU SOZINHO II
Nesta semana, foi a vez de Júnior Marabá reclamar. Eleito pela oposição, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães apontou que nunca foi reconhecido pelo trabalho feito em favor de ACM Neto na campanha eleitoral de 2022. Agora, o gestor municipal do PP já engatou um namoro com o governo do estado e deve apoiar a reeleição de Jerônimo em 2026.

BLOCO DO EU SOZINHO III
O deputado estadual Paulo Câmara, do PSDB, também não deixou barato para ACM Neto. Reclamou que o líder-mor da oposição na Bahia nem sequer responde seus comandados no WhatsApp. Como se manter na liderança desse jeito? Só usando de seu poderio financeiro.

QUE VENÇA O MELHOR
O consenso para que a deputada Fátima Nunes assumisse a vaga de vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) foi por água abaixo com a entrada do deputado Júnior Muniz na disputa. O bate-chapa escancara um novo racha no velho PT. Salve-se quem puder, porque essa briga vai se arrastar até a votação no plenário. 

ACABOU O MILHO, ACABOU A PIPOCA
As mudanças promovidas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nos comandos da segurança pública devem cortar as regalias de Geraldo Júnior. O que se fala é que o novo comandante da Polícia Militar deve cortar a maior parte dos 40 policiais que integram a segurança do vice-governador. E agora, quem irá lhe salvar, Geraldinho?

TUDO EM FAMÍLIA
O novo comandante da PM-BA, por sinal, é o coronel Antônio Carlos Magalhães. Nada a ver com o velho ACM, claro. Inclusive, vem de uma família com DNA petista. Ele é irmão de Sandro Magalhães, nome do grupo do senador Jaques Wagner para substituir Éden Valadares na presidência estadual do PT.

NÃO MAIS PERSEGUIÇÃO
Tem muito policial militar feliz com a mudança feita por Jerônimo. Muitos contaram a este Onisciente que a perseguição comia solta na PM-BA durante a gestão do coronel Paulo Coutinho. Já a escolha pelo coronel Magalhães acalmou os ânimos da tropa, que vê no novo comandante uma pessoa de confiança.

A CARA DO HOMEM
Aliás, todas essas mudanças anunciadas por Jerônimo foram resultados de indicações do secretário Marcelo Werner. Após dois anos na liderança da Segurança Pública da Bahia, finalmente Werner teve espaço para colocar à frente das polícias nomes de sua confiança. A SSP agora terá a sua cara. Antes, tinha as digitais do ex-governador Rui Costa.

FOGO AMIGO
O hoje ministro Rui, vale dizer, foi o responsável pelo fogo amigo que derrubou Cid Andrade da Secom antes mesmo dele assumir. O ex-governador não curtiu nada saber que um aliado de Haddad assumiria a Comunicação do governo baiano e solicitou a Jerônimo a mudança de ideia.

FALA MUITO
Este Onisciente conta isso para revelar que, na verdade, o responsável pela indicação de Cid para a Secom foi, na verdade, o publicitário Sidônio Palmeira, hoje ministro da Secom de Lula. O problema é que o rapaz tem mesmo fama de falar demais nos bastidores e isso acabou o prejudicando. Na política, quem fala demais dá bom dia a cavalo.

O PADRINHO
Sidônio também é o padrinho da nova indicação para a Secom. O também publicitário João Dude deve assumir a comunicação de Jerônimo nos próximos dias, com o desafio de vencer algumas ideias do governador, que é de tornar difuso o comando da pasta. Na cabeça de Jero, o ideal é que um “conselhão” político tome as decisões da Secom.

O QUE SOBROU
Apesar de toda essa confusão, ainda não está totalmente descartada a possibilidade de Cid Andrade assumir um posto no governo. O rapaz estava certo que assumiria a Secom e acabou pedindo exoneração do cargo que tinha em Brasília, ficando sem nada. Enquanto João Dude será nomeado secretário, a tendência é que Cid vire um assessor especial de Jerônimo, talvez sendo mais um cacique a palpitar no conselhão da comunicação.

SARNA PARA SE COÇAR
Aparentemente, o Bahia escolheu mesmo um terreno pŕoximo à Via Metropolitana para ser o lugar de seu novo Centro de Treinamentos. A negociação, conduzida pelo CEO peruano Raul Aguirre, está na reta final, mas tem sido mantida em sigilo, por receio de uma repercussão negativa. A questão envolve o Quilombo do Quingoma, que fica nas proximidades, e não está gostando nada da ideia de ter o Tricolor por ali.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.