Número de apenados inscritos no Encceja pela Seap cresce 129% em quatro anos

Mais de 6 mil pessoas privadas de liberdade na Bahia farão o Encceja em 2025, recorde histórico de inscrições no estado

Polícia
Número de apenados inscritos no Encceja pela Seap cresce 129% em quatro anos
Imagens: Nucom/Seap

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap-BA) realizou a inscrição de 6.066 apenados do sistema prisional da Bahia para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Encceja PPL) em 2025. O número aponta um salto de 129% nos últimos 4 anos, o maior já registrado no estado.

Em 2024, foram 4.407 inscritos para o exame, o que representa uma alta de 37,6% para este ano. Já em comparação a 2022, quando foram 2.652 inscritos, o crescimento é de 129%. Os dados ainda mostram um avanço consistente nos últimos quatro anos. Em 2023, já havia um salto considerável. Na ocasião, 3.344 internos estiveram aptos para realizar a prova – um crescimento de 26% em relação ao ano anterior. Em 2024, o avanço seguiu firme, com 4.407 participantes, representando um aumento de 31,8%.

O resultado comprova o empenho da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) da Bahia em promover o acesso à educação como ferramenta de transformação e reintegração social. A crescente adesão ao Encceja reforça o compromisso do Estado com a garantia de direitos e a construção de novos caminhos para quem busca uma segunda chance.

Provas

Os exames serão aplicados nas unidades prisionais e socioeducativas pelo estado. Os participantes farão quatro provas objetivas e uma redação, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma redação.

Para o ensino fundamental, as áreas de avaliação incluem ciências naturais, matemática, história, geografia, entre outras. Já para o ensino médio, serão abordadas matérias como química, física, filosofia e sociologia, além de redação.

Os números reforçam o papel da educação no sistema prisional baiano como um instrumento de cidadania, dignidade e recomeço. A Seap tem investido de forma contínua em políticas públicas que promovam inclusão e oportunidades reais de mudança de vida.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.