Novo polo de inovação de Salvador inicia atividades com formação gratuita

Saiba quem pode se inscrever

Salvador
Novo polo de inovação de Salvador inicia atividades com formação gratuita
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

O Cimatec Digital e Criativo, novo polo de Tecnologia, Inovação e Criatividade do Senai Cimatec, em parceria com a Prefeitura de Salvador, segue com vagas abertas para uma nova turma do programa Ford , iniciativa gratuita de formação profissional em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco na empregabilidade. Situado no prédio do Museu da Energia, na Praça da Sé, no Centro Histórico da capital, o Cimatec Digital e Criativo já está com as aulas da primeira turma em curso.

Em visita técnica ao local, nesta segunda-feira (3), a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, disse que a ideia é oportunizar uma formação de qualidade para o público jovem e carente de Salvador. “Existe todo um critério de seleção desses jovens. Eles precisam ter a partir de 16 anos e renda máxima de até quatro salários mínimos por família, então há toda uma característica para que de fato esse programa seja um centro de oportunidade. O programa é realizado em parceria com a Ford e foi totalmente planejado com conteúdos para aumentar a empregabilidade”, explica.

Indústria criativa

A secretária destacou o programa como um case de grande sucesso. “Esse projeto que estamos iniciando aqui hoje com a Ford é um programa que já foi testado no estado de São Paulo e que foi o maior sucesso. Estamos com a expectativa grande de que seja o primeiro grande projeto aqui do Hub Cimatec Digital, que é um programa que vai permitir dar uma grande visibilidade para o Centro Histórico sobre uma nova perspectiva, que é a perspectiva de formação, transformação digital, criativa e econômica do bairro”, completa.

O superintendente de Novos Negócios do Senai Cimatec, André Oliveira, considerou que o aproveitamento do potencial da cidade para o mercado digital e a indústria criativa é fantástico. “Cabe a nós, de uma maneira estruturada e organizada, preparar esses jovens para esses desafios do futuro, mas, ao mesmo tempo, conectado com as empresas, conectado com a criação de novas startups e de novos negócios. Com isso, a gente cria numa visão de longo prazo modelos sustentáveis de crescimento socioeconômico da nossa cidade e do nosso estado. O Ford Enter é um primeiro passo dentro da abrangência do Cimatec Digital e Criativo, cuja iniciativa é envolver a Prefeitura, o Senai Cimatec, a Neonergia e, futuramente, vários outros parceiros”.

Nova turma

O Ford está com inscrições abertas até o próximo domingo (9), para uma nova turma. Estão sendo disponibilizadas 90 vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do site. As aulas para essa nova turma começam em março. Ao longo do ano, o programa oferecerá 300 vagas em Salvador, sendo que 120 alunos serão formados na unidade do Centro Histórico e 180 na unidade de Patamares.

Para participar do programa, não é necessário possuir conhecimento prévio de tecnologia, mas espera-se que os interessados tenham afinidade com matemática e raciocínio lógico. Além disso, é necessário que a pessoa interessada tenha 16 anos ou mais, ensino médio em curso ou completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e seja moradora de Salvador ou da Região Metropolitana. Além de ser totalmente gratuito, o programa oferece ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social aos alunos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.