Novo centro cultural em Salvador? Secretário afirma conversas avançadas com Banco do Nordeste

De acordo com Bruno Monteiro, a expectativa é que o espaço do Banco do Nordeste também seja instalado no Pelourinho

Novo centro cultural em Salvador? Secretário afirma conversas avançadas com Banco do Nordeste
Foto: Joá Souza/GOVBA

O secretário de Cultura da Bahia (Secult-BA), Bruno Monteiro, afirmou nesta sexta-feira (16) que o Governo do Estado mantém conversas em estágio avançado com o Banco do Nordeste (BNB) para a implantação de um novo centro cultural em Salvador. Sem presença em outras cidades baianas, o equipamento pode ser o primeiro centro cultural do banco na estado. A declaração foi feita durante a cerimônia de oficialização da nova sede da CAIXA Cultural, no Palacete Saldanha, no Pelourinho.

Segundo o secretário, a iniciativa integra um planejamento iniciado em 2023, voltado ao fortalecimento da infraestrutura cultural da Bahia, especialmente por meio da ocupação de prédios históricos no Centro Antigo da capital. “É algo que estamos semeando desde 2023. Nós sempre soubemos quanto precisávamos investir em estruturas e isso já nos fez entregar vários equipamentos de cultura nos últimos anos, mas, especialmente em 2026, estamos aqui anunciando esse novo espaço, que vai sediar a nova CAIXA Cultural, nós já iniciamos o CCBB, estamos com uma conversa bem avançada com o Banco do Nordeste, para um outro centro cultural, também aqui no Pelourinho”, afirmou Bruno Monteiro.

A proposta do novo equipamento cultural deve seguir os moldes de centros mantidos por bancos públicos, como a CAIXA Cultural, da Caixa Econômica Federal, e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), do Banco do Brasil, ampliando a oferta de programações, exposições, espetáculos e ações de formação artística em Salvador. De acordo com Bruno, a expectativa é que o espaço do Banco do Nordeste também seja instalado no Pelourinho, contribuindo para a revitalização cultural e econômica da região.

O que é o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB)

O Centro Cultural Banco do Nordeste é uma rede de equipamentos culturais mantida pelo BNB, com forte atuação no fomento à cultura nordestina. Atualmente, o banco possui quatro centros culturais em funcionamento: Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Sousa (PB) e Mossoró (RN).

Diferentemente de outros centros culturais bancários, o CCBNB tem como marca a valorização de artistas da região, a circulação de produções entre os estados do Nordeste e a gratuidade da maior parte de sua programação, que inclui cinema, teatro, música, exposições e oficinas. Outro diferencial é a presença em cidades do interior, como Sousa e Juazeiro do Norte.

A possível chegada do CCBNB a Salvador se soma à implantação do CCBB no Palácio da Aclamação e à nova sede da CAIXA Cultural no Palacete Saldanha.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.